Uma análise do materialismo histórico-dialético para o cenário da pós-verdade: contribuições histórico-críticas para o ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1320

Resumo

Vivemos um momento de pandemia, a do coronavírus (Covid 19), e, ao mesmo tempo, um momento de grande perplexidade perante às alternativas que são colocadas para o seu enfrentamento, no qual o eixo condutor está sempre centrado nas preocupações com a reprodução do capital e com o mercado. Junto a isso, vivemos em um cenário de irracionalismo crescente em que discursos que desvalorizam o conhecimento científico são cada vez mais frequentes dentro e fora do ambiente acadêmico. Diante desse panorama, este artigo tem como objetivo fazer uma análise, a partir do materialismo histórico dialético, do cenário da pós-verdade e das implicações da relativização do conhecimento científico para o ensino de ciências. Para isso, resgatamos a categoria trabalho do materialismo histórico dialético e fazemos uma discussão sobre a prática como critério de verdade dentro do marxismo, mostrando como essas categorias podem nos ajudar a entender o contexto atual. Por fim, defendemos que neste cenário de crise estrutural do capital e irracionalismo, o ensino de ciências não pode se furtar de defender a verdade e disputar a concepção de mundo dos estudantes em sala de aula, de modo a apontar para uma outra sociedade não regida pela mercadoria.

Biografia do Autor

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia

Químico graduado pela Universidade Federal da Bahia, Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA. Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia e professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Atualmente, pesquisa na área da Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica.

Edilson Fortuna de Moradillo, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Química pela Universidade Federal da Bahia (1981), Especialização em Química Analítica (1984) e Química (2003) pela UFBA, Licenciatura em Química pela UFBA (2009), Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS (2010) e Pós-Doutorado em Educação/UFBA (2013). Atualmente, é professor Titular do Instituto de Química da UFBA e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Messeder Neto, H. da S., & Moradillo, E. F. de. (2020). Uma análise do materialismo histórico-dialético para o cenário da pós-verdade: contribuições histórico-críticas para o ensino de Ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1320–1354. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1320

Edição

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Artigos