Reflexões sobre o conceito de Autonomia para o Ensino de Ciências: elementos da filosofia de Cornelius Castoriadis como fundamento para a crítica da pós-verdade

elementos de la filosofía de Cornelius Castoriadis como base para la crítica de la posverdad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1526

Resumo

Um importante aspecto que diz respeito ao Ensino de Ciências (EC) e que acreditamos permanecer com lacunas a serem preenchidas diz respeito ao seu objetivo. Este artigo tem como foco discutir a autonomia como um objetivo para o EC, esta pensada à luz da perspectiva filosófica de Cornelius Castoriadis.  Em concreto, nos propomos reflexões em três direções, inicialmente interrogar a concepção de formação humana e o objetivo do EC apontando a autonomia como um sentido para pensar esta formação; em seguida, apresentar a perspectiva filosófica de Cornelius Castoriadis e o seu Projeto de Autonomia, considerando sobretudo os conceitos de imaginário, imaginação e instituições sociais, sustentando que a criticidade figura como um de seus elementos constitutivos e; por fim, defender a ideia de que essa perspectiva pode contribuir para a reflexão sobre o EC na superação da ideia de pós-verdade. É na análise crítica das afirmações de conhecimento que situamos a autonomia, podendo parecer paradoxal pensá-la em oposição a pós-verdade quando se concebe nela uma possível relativização da verdade, mas que enseja uma crítica a verdade.

Biografia do Autor

Midiã Medeiros Monteiro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem interesse na área de Educação com ênfase nos seguintes aspectos: abordagens didáticas da História e da Filosofia da Ciência e da Argumentação em Ciências; Bases Filosóficas e Epistemológicas para o Ensino de Física com vista a promoção da Autonomia; Desenvolvimento do Pensamento Crítico; Educação para o desenvolvimento sustentável. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no Departamento de Ciências, Matemática e Estatística.

Márcia Gorette Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Quimica Industrial pela UFPA (1991) e em Licenciatura em Química (1999) pela UFRN, mestre em Engenharia Química (1995) pela UFRN, especialista em CTS pela Universidade de Oviedo (2001), doutora em Educação (2003) pela UFRN e pós-doutorado (2014) em Ensino de Ciências pela Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha) como bolsista Capes. Atuou na escola da educação básica por 10 anos. É vinculada ao Instituto de Química da UFRN como professor Associado IV. Entre as funções atuais inclui a coordenação do doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN e a participação como membro do projeto de pesquisa Observatório da Educação (OBEDUC-2013). Coordenou o Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Química no período de 2008-2013, exerceu cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (mestrado profissional) da UFRN e atuou como coordenadora pedagógica do Programa de Bolsas REUNI na Pro-Reitoria de Pós-Graduação, coordenou e atuou como membro do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) com a Universidade de Coimbra e na Universidade do Minho, no período de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Educação em Química atuando, principalmente, com argumentação no ensino de ciências e formação de professores.

Referências

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. In: Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. 87p.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Por um Ensino que Deforme: o docente na pós-modernidade. In: PINHEIRO, A. da P.; PELEGRINI, S. C. A. (Org.). Tempo, Memória e Patrimônio Cultural. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2010. v. 1, p. 55-72.

ALCÂNTARA, M. C. de. A montagem de Redes Históricas no Ensino: uma visão complexa da ciência. 2018. 204 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

BERBEL, M. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/10999. Acesso em: 20 jan. 2020.

BRASIL, L. D. B. Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 mai. 2020.

BRASIL, BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 mai. 2020.

CACHAPUZ, A; GIL PEREZ, D.; CARVALHO, A. M P.; PRAIA, J; VILCHES, A. A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. 263p.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J; JORGE, M.; Da Educação em Ciências às Orientações para o Ensino de Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v.10, n. 3, p. 363-381, 2004.

CASTORIADIS, C. A Instituição Imaginária da Sociedade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 418p.

CASTORIADIS, C. As Encruzilhadas do Labirinto I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 418p.

CASTORIADIS, C. Entrevista ao Agora Internacional no Colóquio de Cerisy, 1990 [Transcrição parcial feita por François Loget y revisada por David Ames Curtis]. Disponível em: http://uninomadasur.net/?p=864. Acesso em: 05 jan. 2020.

CASTORIADIS, C. As Encruzilhadas do Labirinto VI - Figuras do Pensável. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

CASTORIADIS, C. As Encruzilhadas do Labirinto IV - A Ascenção da Insignificância. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 279p.

CASTORIADIS, C. A Instituição Imaginária da Sociedade III – O mundo Fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. 293p.

CASTORIADIS, C. Sujeito e Verdade no Mundo Social-Histórico: seminários 1986-1987. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. 557p.

CASTORIADIS, C. O socialismo do futuro. In: CASTORIADIS, C. et al. A Criação Histórica. Porto Alegre: Artes Ofício, 1992, 140p.

DOSSE, F. Castoriadis: una vida. Buenos Aires: El Cueco de Plata, 2018. 507p.

EL-HANI, C. N.; MORTIMER, E. F. Multicultural education, pragmatism, and the goals of science teaching. Cult. Stud. of Sci. Educ., v. 2, p. 657-702, 2007.

FERREIRA, T. A. da S. Entendimento, Conhecimento e Autonomia: Virtudes Intelectuais e o Objetivo do Ensino de Ciências. 2015. 132f. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Bahia.

FORATO, T. C. M. A Filosofia Mística e a Doutrina Newtoniana: uma discussão Historiográfica. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p. 29-53, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

GIACÓIA JR. O. Conferência de abertura do Seminário Pós-Verdade do Instituto de Estudos Avançados Unicamp. Youtube, 15 out. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SYDSO_zAXMo&t=48s. Acesso em: 05 jan. 20.

KANT, I. Resposta à Pergunta: o que é o esclarecimento? In: Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 100-117.

KOUSOGIANNIS, A. Ideologia e o Projeto de Autonomia na teoria do Imaginário de Cornelius Castoriadis. Tradução: Cynthia Harnlin e Revisão de Maria Elizabete Albuquerque. Estudos de Sociologia, UFPE, v. 2, n. 5, 1999.

LAZER, D. M. J. et al. The Science of fake News. Science, v. 359, n. 6380, p. 1094-1096, 2018.

LIMA. N. W.; NASCIMENTO, M. M. Nos becos da Episteme: Caminhos confluentes para uma contra colonização didática em meio à crise da verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 589-598, 2019.

MARTINS, R. A. O que é Ciência, do Ponto de Vista da Epistemologia? Caderno de Metodologia e Técnica de Pesquisa, v. 1, n. 9, p. 5-20, 1999.

MARTINS, R. de A. História e história da ciência: encontros e desencontros. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA, 1, 2001, Évora. Actas... p. 11-46.

MCINTYRE, L. Post-truth. Cambridge, MA: MIT Press, 2018.

MELO, V. F. de. O Júri Simulado como Recurso Didático para Promover Argumentações na Formação Inicial de Professores de Física. 2016. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói.

MONTEIRO, M. M. Inércia e Natureza da Ciência no Ensino de Física: Uma Sequência Didática Centrada no Desenvolvimento Histórico do Conceito de Inércia. 2014. 230 p. Dissertação (Mestrado) - UFRN, Natal.

MONTEIRO, M. M.; MARTINS, A. F. P. Conteúdos de natureza da ciência no ensino de Física: a controvérsia entre Aristóteles e Filopono. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XV, 2014, Maresias, 2014. Atas... São Paulo: SBF, 2014.

MOURA, B. A. Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência. 2012. 309f. 2012. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo.

MOURA, C. B. O Ensino de Ciências e a Justiça Social: questões para o debate. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1-7, 2019.

NOURY, M. Cornelius Castoriadis, Sociologue? critique sociologique de l’ontologie de la création imaginaire sociale. Aspects Sociologiques, v. 18, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301266479. Acesso em: 10 ago. 2019.

OLIVEIRA, D. G. da S. Anarquismo, Autonomia e esclarecimento no objetivo do Ensino das Ciências. 2017. 218f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia.

PEDUZZI, L. O. Q.; BASSO, A. C. Para o ensino do átomo de Bohr no nível médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 4, p. 545-557, 2005.

RODRIGUES, N. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 76, out. 2001.

ROIZ, D. S. A Filosofia (Da História) De Cornelius Castoriadis (1922-1997). Revista de Teoria da História, ano 1, n. 2, 2009.

SEVERINO, A. J. A Busca do Sentido da Formação Humana: tarefa da filosofia da educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez. 2006.

SOUZA, L. S.; CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências e formação da autonomia moral. In: Congreso Enseñanza de las Ciencias, VII, 2005. Atas... Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp530enscie.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.

VALLE, L. do. Cornelius Castoriadis: pistas luminosas para pensar o humano. In: 2° Encontro ouvindo coisas - experimentação sob a ótica do imaginário. [S.l.: s.n.], 2002.

VALLE, L. Castoriadis: uma filosofia para a educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 493-513, mai./ago. 2008.

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Monteiro, M. M., & Silva, M. G. L. da. (2020). Reflexões sobre o conceito de Autonomia para o Ensino de Ciências: elementos da filosofia de Cornelius Castoriadis como fundamento para a crítica da pós-verdade: elementos de la filosofía de Cornelius Castoriadis como base para la crítica de la posverdad . Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1526–1550. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1526

Edição

Seção

Artigos