Crença Forte, ciência fraca? Contribuições sobre a relação Ciência e crença para a educação científica e tecnológica em tempos de pós-verdade

Autores

  • Alvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0001-9914-3471
  • Marcia Bengio de Albuquerque Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ
  • Thiago Brañas de Melo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1684

Resumo

O presente ensaio busca contribuir com reflexões sobre o fenômeno da pós-verdade partindo das pesquisas sobre ciência e crença/religião, especialmente as que tratam de criacionismo e evolução, disseminadas na área de ensino de ciências, bem como a relação entre ciência e ideologia, sob a ótica de Natureza da Ciência de forma geral e CTS, em particular. Apresenta (1) as contribuições da Teoria da Dissonância Cognitiva para melhor entendimento da dicotomia entre o conhecimento que se tem e a obediência à crença que se professa e para melhor orientação das práticas de formação de professores e aulas sobre o tema na Educação em Ciência e (2) um exemplo de estudo do perfil de movimentos protestantes no Brasil, a fim de melhor entender o comportamento geral deste segmento frente ao Livre Exame que caracteriza sua origem. Propõe que a dissonância cognitiva resultante das informações científicas e suas crenças favoreçam o fenômeno da pós-verdade, quando as crenças se sobrepõem às informações baseadas em evidência.

Biografia do Autor

Alvaro Chrispino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Licenciado em Química, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do PPCTE, Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.

Marcia Bengio de Albuquerque, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). É mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2012). Doutora em Ciência, Tecnologia e Educação e integrante do Grupo de Pesquisa CTS e Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2018).

Thiago Brañas de Melo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJJ

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2007), mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2012) e doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2017). Atualmente é professor do ensino básico tecnologico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 

Referências

ACEVEDO, J. A.; VÁZQUEZ, A.; PAIXÃO, M. F.; ACEVEDO, P; OLIVA, J. M.; MANASSERO, M. A. Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000100001. Acesso em: 07 dez. 2020.

ANTONIOLI, P. et al. Avaliação das atitudes das duas culturas em relação à aprendizagem da ciência. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), v. 58, p.151-166, 2012.

ANTONIOLI, P. Atitudes, valores e crenças de alunos do ensino médio em relação à ciência e tecnologia. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

ARENDT, H. Verdade e Política. Lisboa: Relogio D'Agua, 1995.

AZEVEDO, H. L. Competência comunicativa de futuros professores frente à diversidade religiosa na abordagem do tema “Origens do Universo”. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Bauru.

AZEVEDO, H. L.; CARVALHO, L. M. O. DE. Ensino de ciências e religião: levantamento das teses e dissertações nacionais produzidas entre 1991 e 2016 que abordam essa relação. VIDYA, v. 37, n. 1, p. 253-272, jan./jun., 2017.

BAGDONAS, A; SILVA, C. C. Enhancing Teachers? Awareness about relations between Science and Religion. Science & Education, Dordrecht, v. 24, p. 1173-1199, 2015.

BENNÀSSAR R. A. et al. (Org.). Ciencia, tecnología y sociedad en iberoamérica: una evaluación de la comprensión de la naturaleza de ciencia y tecnología. 1. ed. Madrid: Centro de Altos Estudios Universitarios de la OEI, 2011. Disponível em: www.oei.es/salactsi/DOCUMENTO5vf.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.

BLANCKE, S. et al. The implications of the cognitive sciences for the relation between religion and science education: The case of evolutionary theory. Science & Education, v. 21, n. 8, p. 1167-1184, 2012.

BONA, A. N. A ciência em ação: mitos e limites. Pro-Posições, v. 7, n. 2, p. 79-87, julho de 1996.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência – Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

CACHAPUZ, A. et al. (Orgs.) A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Ed. Cortez, 2005.

CAMPOS, L. S. O discurso acadêmico de Rubem Alves sobre “protestantismo” e “repressão”: algumas observações 30 anos depois. Religião & Sociedade, v. 28, n. 2, p. 102-137, 2008.

CASTRO, M. L. O. de. A Educação na Constituição de 1988 e na LDB. Brasília: André Quicê Editor, 1998.

CAVALCANTI, H. B. O Projeto Missionário Protestante no Brasil do Século 19: Comparando a Experiência Presbiteriana e Batista. REVER-Revista de Estudos da Religião, n. 4, p. 61-93, 2001.

CHRÉTIEN, C. A Ciência em Ação: Mitos e limites. Campinas: Papirus, 1994.

CHRISPINO, A. et al. A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 455-479, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000200015. Acesso em: 22 abr. 2020.

CHRISPINO, A. Introdução aos enfoques CTS (ciência, tecnologia e sociedade) na educação e no ensino. Madrid: OEI, 2017. Documentos de Trabajo de IBERCIENCIA N. 4 Disponível em: http://www.oei.es/historico/divulgacioncientifica/?Introducao-aos-Enfoques-CTS-Ciencia-Tecnologia-e-Sociedade-na-educacao-e-no. Acesso em: 22 abr. 2020.

CHRISPINO, A. Sobre ovelhas e lobos: alguns desafios do Movimento Espírita. 1. ed. Salvador: LEAL, 2019.

COOK, J. et al. Consensus on consensus: a synthesis of consensus estimates on human-caused global warming. Environmental Research Letters, v. 11, n. 4, 2016.

COOK, J. et al. Quantifying the consensus on anthropogenic global warming in the scientific literature. Environmental Research Letters, v. 8, 024024, 2013. DOI: 10.1088/1748-9326/8/2/024024

COOK, J.; JACOBS, P. Scientists are from Mars, Laypeople are from Venus: an evidence-based rationale for communicating the consensus on climate. Reports of the National Center for Science Education, 34.6, 3.1, November-December 2014. DOI: 10.6084/M9.FIGSHARE.1534562.

COOPER, E.; JAHODA, M. The evasion of propaganda: How prejudiced people respond to anti-prejudice propaganda. Journal of Psychology, v. 23, p. 15-25, 1947.

CUNHA, L. A. Hegemonia e confronto na produção da segunda LDB: o ensino religioso nas escolas públicas. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 1, abr. 2014.

CUTCLIFFE, S. H. Ideas, Máquinas y valores. Los Estudios de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Barcelona: Anthropos; México: UNAM, 2003.

DELL’AGLIO, D. D.; KOLLER, S. H. (Orgs.) Adolescência e juventude: vulnerabilidade e contextos de proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

DINIZ, D.; LIONÇO, T. Diversidade cultural nos livros de ensino religioso. In: DINIZ, D.; LIONÇO, T.; CARRIÃO, V. Laicidade e Ensino Religioso no Brasil. Brasília: UNESCO, Letras Livres e Ed. UnB, 2010.

DORVILLÉ, L. F. M.; SELLES, S. L. E. Criacionismo: transformações históricas e implicações para o ensino de ciências e biologia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 160, p. 442-465, jun. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143581. Acesso em: 07 dez 2020.

DUTRA, G; ANTUNES, M.C.P. Fé cristã e conteúdos científicos nas aulas de ciências da natureza: uma análise a partir de trabalhos publicados nos últimos anos. Investigações em ensino de ciências, v. 24, n. 1, p.45-61, 2019. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1162. Acesso em: 07 dez. 2020.

DYSON, F. Mundos Imaginados. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

ECHEVERRIA, J. Ciencia y valores. Madrid: Ediciones Destino, 2002.

ECHEVERRIA, J. Ciencia, tecnologia y valores. Hacia um análisis axiológico de la actividade tecnocientífica. In: IBARRA, A.; LÓPES, J. A. (Eds.). Desafios y tensiones actuales em Ciencia, Tecnologia e Sociedad. Madrid: OEI, 2001b.

ECHEVERRIA, J. Introdução à Metodologia da Ciência. Coimbra: Almedina, 2003.

FALCÃO, E. B. M.; SANTOS, A. G. DOS; LUIZ, R. R. Conhecendo o mundo social dos estudantes: encontrando a ciência e a religião. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 2, 2008.

FERNÁNDEZ, I. et al. El olvido de la tecnología como refuerzo de las visiones deformadas de la ciência. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 2, n. 3, p. 331-352, 2003.

FERNÁNDEZ, I. et al. Visiones deformadas de la ciencia transmitidas por la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 477-488, 2002.

FESTINGER, L. Conflict, decision and dissonance. Stanford: Stanford University Press, 1964.

FESTINGER, L. Teoria da Dissonância Cognitiva. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

FESTINGER, L; RIECKEN, H. W.; SCHACTHER, S. When Prophecy Fails: A Social and Psychological Study. Harpercollins, 1964. (Publicado originalmente em 1956 pela University of Minnesota Press.)

FIGUEIREDO, P. S. DE; SEPULVEDA, C. Religião e Ciência: o que as interações discursivas nos mostram sobre os desafios de um ensino de biologia dialógico. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 228-255, 2018. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1064. Acesso em: 07 dez 2020.

FOUREZ, G. A construção das ciências – Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: UNESP, 1995.

GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GONZÁLEZ, M.; LÓPEZ, J. A.; LUJÁN, J. A. Ciencia, Tecnologia y Sociedad – Una introducción al estúdio social de La ciência y La tecnologia. Madrid: Tecnos, 1996.

GOULD, S. J. Ciencia versus religión – un falso conflicto. Barcelona: Crítica, 2007.

GRECA, I. M.; FREIRE JR., O. A “crítica forte” da ciência e implicações para a educação em ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 343-361, dez. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300004. Acesso em: 22 abr. 2020.

HENRIQUE, A. B. Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo.

HENRY, J. A revolução científica e as origens da ciência moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

HOBSBAWN, E. Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

JAMMER, M. Einstein e a religião: física e teologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

JURDANT, B. (Org.). Impostures Scientifiques: Les malentendus de l’affaire Sokal. Paris: La Découver-te/Alliage, 1998.

KNELLER, G. F. A ciência como atividade humana. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Universidade de Chicago, 1970. Edição Perspectiva, Coleção Debates, 2006.

LABINGER, J. A.; COLLINS, H. The one culture: a conversation about science. Chicago: The University of Chicago Press, 2001.

LACEY, H. A imparcialidade da ciência e as responsabilidades dos cientistas. Scientiae Studia, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 487-500, 2011.

LEAL, K. P.; FORATO, T. C. M.; BARCELLOS, M. Ciência e religião em conflito na sala de aula: episódios históricos como propostas para a formação de professores. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 9, p. 235-251, 2016.

LEAL, K. P. História da ciência, religião e interculturalidade no ensino de física. Por que não? 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – Física, Química e Biologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo.

LIBÓRIO, R. M. C.; KOLLER, S. H. (Orgs.). Adolescência e juventude: risco e proteção na realidade brasileira. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

MARIZ, C. L.; GRACINDO JR, P. As igrejas pentecostais no Censo de 2010. In: TEIXEIRA, F.; MENEZES, R. (Orgs.) Religiões em movimento: o Censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013.

MARQUES, L. F.; CERQUEIRA-SANTOS, E.; DELL’AGLIO, D. D. Religiosidade e identidade positiva na adolescência. In: DELL’AGLIO, D. D.; KOLLER, S. H. (Orgs.) Adolescência e juventude: vulnerabilidade e contextos de proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

MEGLHIORATTI, F. A.; BATISTA, I. DE L. Perspectivas da sociologia do conhecimento científico e o ensino de ciências: um estudo em revistas da área de ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 01-31, 2018. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/726. Acesso em: 07 dez. 2020.

MICHELSON, A. A. Light waves and their uses. Chicago: The University of Chicago Press, 1903. Disponível em: https://todayinsci.com/M/Michelson_Albert/MichelsonAlbert-Quotations.htm. Acesso em: 23 abr. 2020.

NIEBHUR, H. R. Cristo e Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

OLIVÉ, L. Bien, el mal y la razón: Facetas de la ciência y de la tecnologia. México: Paidós, 2000.

OXFORD LANGUAGES. Oxford Word of Year 2016, s.d. Disponível em: https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/. Acesso em: 25 mai. 2020.

PAIVA, G. J. de. Representação social da religião em docentes-pesquisadores universitários. Psicologia, USP, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 227-239, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65641999000200015. Acesso em: 07 dez. 2020.

PATRICIO, P. A. et al. Las imágenes inadecuadas de ciencia y de científico como foco de la naturaleza de la ciencia: estado del arte y cuestiones pendientes. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 535-548, sept. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300002. Acesso em: 07 dez. 2020.

RABELLO, P.; BAGDONAS, A. Planck, Einstein, suas visões sobre ciência e religião e as implicações para o ensino de física. In: XII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII, 2019, Natal. Atas...

RIBEIRO, S. Ciência em krakatoa. Piauí, n. 163, p. 44-50, abr. 2020.

RICETO, B. V.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Diálogos entre ciência e religião: a temática sob a ótica de futuros professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 169-190, abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3797. Acesso em: 07 dez. 2020.

ROQUE, T. O negacionismo no poder. Piauí, n. 161, p. 28-32, 2020.

SANTOS, B. DE S. (Org.) Conhecimento Prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências revisitado. Porto: edições Afrontamento, 2003.

SANTOS, B. DE S. Um discurso sobre as ciências. Porto: edições Afrontamento, 1987.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 1999.

SEPULVEDA, C.; EL-HANI, C. N. Quando visões de mundo se encontram: religião e ciência na trajetória de formação de alunos protestantes de uma licenciatura em ciências biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 9, n. 2, p. 137-175, 2004. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/533/328. Acesso em: 07 dez. 2020.

SHAH, I. The Exploits of the Incomparable Mulla Nasrudin. London: ISF Publishing, 1988.

SILVA, M. A. F. B. D. O conceito de Tecnologia a partir das pesquisas do PIEARCTS. 2012. Dissertação (Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ.

SNOW, C. P. As duas Culturas e uma segunda leitura. São Paulo: Editora da USP, 1995.

SOKAL, A. Transgressing the boundaries: towards a transformative hermeneutics of quantum gravity. Social Text, v. 46/47, p. 217-252, 1996.

SOKAL, A.; BRICMONT, J. Impostures Intellectualles. Paris: Odile Jacob, 1997. [em português: Imposturas Intelectuais: O abuso da ciência pelos filósofos pós-modernos, Bestbolso, 2014].

SPYER, J. O povo de Deus: Quem são os evangélicos e o porquê eles importam. São Paulo: Geração Editorial, 2020.

TEIXEIRA, P.; ANDRADE, M. Entre as crenças pessoais e a formação acadêmica: como professores de biologia que professam fé religiosa ensinam evolução? Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 2, p. 297-313, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000200003. Acesso em: 07 dez. 2020.

TUCKER, H. C. Autobiografia do Missionário Hugh Clarence Tucker. Disponível em: https://archive.org/stream/BiografiaCopiaSedeRegional/biografia%20copia%20sede%20regional_djvu.txt. Acesso em: 17 mai. 2020.

VÁZQUEZ, A. et al. Consensos sobre a natureza da ciência. Química Nova na Escola, n. 27, fevereiro, 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/07-ibero-6.pdf. Acesso em: 07 dez. 2020.

VÁZQUEZ, A. et al. Investigaciones cooperativas iberoamericanas sobre ciencia-tecnología-sociedad. Dos proyectos ejemplares sobre evaluación y enseñanza de temas concretos de ciencia-tecnología-sociedad. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), v. 61, p. 77- 95, 2013.

VAZQUEZ, J. M. Verbete: Crença. In: Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1986.

WOOLGAR, S. Ciencia: Abriendo la caja negra. Barcelona: Anthropos, 1991.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Chrispino, A., Albuquerque, M. B. de, & Melo, T. B. de. (2020). Crença Forte, ciência fraca? Contribuições sobre a relação Ciência e crença para a educação científica e tecnológica em tempos de pós-verdade. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1684–1721. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1684

Edição

Seção

Artigos