Representações Sociais de alunos concluintes do Ensino Fundamental sobre as Estações do ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e76970

Palavras-chave:

Representações Sociais, Astronomia, Estações do ano

Resumo

As teorias de aprendizagem construtivistas concebem o conhecimento prévio dos estudantes como uma das variáveis mais importantes para o aprendizado de novos conceitos. A estrutura cognitiva é algo idiossincrático e a tarefa de compreender como os novos conceitos interagem com os preexistentes não é fácil. A Teoria das Representações Sociais fornece os fundamentos para interpretar como esses conhecimentos de senso comum são construídos e socialmente compartilhados. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar as Representações Sociais que um grupo de estudantes concluintes dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Campo Mourão - PR compartilham a respeito do fenômeno das Estações do ano. A abordagem metodológica para a constituição e a análise dos dados foi a qualitativa, especificamente a explicativa. A técnica empregada para identificar as Representações Sociais foi a Evocação Livre de Palavras, que permitiu a identificação dos elementos centrais, intermediários e periféricos dessa representação. Os resultados mostram que os grupos semânticos rotação; translação; tempo e distância entre a Terra e o Sol, compõem o quadrante dos elementos centrais da representação social investigada. Essas afirmativas corroboram que é necessário um maior diálogo entre os modelos didáticos que circulam no ambiente escolar, com o intuito de superar a concepção tradicional de ensino e propor novas situações de ensino que realmente valorizem os saberes populares no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Edson Ribeiro de Britto Almeida Junior, Faculdade União de Campo Mourão e na Faculdade Terra

Docente na Faculdade União de Campo Mourão e na Faculdade Terra. Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário (2020), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011) e Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/PT (2016) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). É professor Associado do Departamento de Ciências; do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, da UEM.

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). É professor Adjunto do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR - Campo Mourão), do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR - Londrina) e do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É representante da NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. Atualmente exerce a função de coordenador Adjunto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física UTFPR/CM. Tem experiência na área de Física, com ênfase em ENSINO EM FÍSICA e ASTRONOMIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos e Técnicas para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Processos e sequências de Ensino e Aprendizagem para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Formação inicial de professores para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Formação continuada de professores para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Perspectiva CTS; Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Interdisciplinaridade; História e Filosofia da Ciência.

Referências

ABRIC, J. C. Methodologie de recueil des répresentations sociales. In: ABRIC, J. C. (Ed.). Pratiques sociales et representations. Paris: PUF, 1994.

ALMEIDA JUNIOR, E. R. B.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. O conhecimento de senso comum e o professor de ciências: reflexões à luz da teoria das representações sociais. In: SHIGUNOV NETO, A. et al. (Org). A Formação de Professores de Física em discussão: passado, presente e perspectivas. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em aberto, v. 14, n. 61, 2008.

ARRUDA, A. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 127-147, 2002.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Portugal: Paralelo, 2003.

BRABO, J. N. C. Contenido y estructura de Representaciones Sociales sobre pedagogía y pedagogos en profesores de ciencias. 2011. 260 f. Tese de Doutorado – Universidade de Burgos, Burgos, Espanha.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC, 2ª versão. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_ versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

CANALLE, J. B. G. O problema do ensino da órbita da Terra. Física na Escola, v. 4, n. 2, p. 12-16, 2003.

CANIATO, R. Com ciência na educação: ideário e prática de uma alternativa brasileira para o ensino de ciência. Campinas: Papirus, 1987.

CARMO, T.; LEITE, J. C.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Aspectos metodológicos em representações sociais. In: TRIANI, F.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A.; NOVIKOFF, C. Representações sociais e educação: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

CASTANHO, M. E. L. A sala de aula contemporânea–desafios. Revista Evidência, v. 14, n. 15, 2018.

CORTES JUNIOR, L. P.; CORIO, P.; FERNANDEZ, C. As representações sociais de química ambiental dos alunos iniciantes na graduação em Química. Química Nova na Escola, v. 31, n. 1, p. 46-54, 2009.

FERREIRA, V. C. P. et al. A Representação Social do Trabalho: Uma contribuição para o estudo da Motivação. Estação científica, v. 1, p. 1-13, 2005.

FREITAS, T. S. et al. Pesquisas em Representações Sociais: uma análise em rede da produção bibliográfica em periódicos nacionais avaliados na área de ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 2, 2019.

GALVÃO, C. B.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 2, p. 124-141, 2016.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

GEWANDSZNAJDER, F. Projeto Teláris: Ciências, v. 1, n. 1. Editora: Ática, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

IACHEL, G.; NARDI, R. Algumas tendências das publicações relacionadas à astronomia em periódicos brasileiros de ensino de física nas últimas décadas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 225-237, 2010.

LAKATOS, I. Falsification and the methodology of scientific research programmes. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (Org.). Criticism and the growth of knowledge. Cambridge, Inglaterra: Cambridge University Press, 1970.

LANE, S. T. M. A dialética da subjetividade versus objetividade. In: FURTADO, O.; REY, F. G. (Org.). Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. SP: Casa do Psicólogo, 2002.

LANGHI, R. Ideias de senso comum em Astronomia. In: Observatórios Virtuais. São Paulo: IAG/USP, v. CDROM, p. 1-9, 2005.

LIMA NETO, G. B. Astronomia de posição. 167 p. Notas de Aula, 2019.

MACHADO, M. S.; SIQUEIRA, M. Representações sociais e a formação de professores de Ciências: reflexos da prática numa perspectiva inclusiva. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. (Org.). Representações Sociais, formação de professores e Educação. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018.

MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. (Org.). Representações Sociais, formação de professores e Educação. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018.

MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; TOMANIK, E. A. Representações Sociais de Meio Ambiente: Subsídios para a formação continuada de professores. Ciência e Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p. 181-199, 2013.

MARANDINO, M. Enfoques de educação e comunicação nas bioexposições de Museus de Ciências. Revista Brasileira de Educação em Ciências, Bauru, v. 3, n. 1, p. 103-109, 2003.

MOREIRA, M. A. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 4, n. 1, 2011.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: Investigações em Psicologia Social. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. 11. ed. Petrópolis, RJ. Vozes. 2015.

NAIFF, D. G. M.; NAIFF, L. A. M.; SOUZA, M. A. As Representações Sociais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 216-229, 2009.

OLIVEIRA, D. C. et al. Análise das evocações livres: uma técnica de análise estrutural das representações sociais. In: MOREIRA A. S. P.; CAMARGO, B. V.; JESUÍNO, J. C.; NÓBREGA S. M. (Orgs.). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: Editora UFPR, 2005.

ORTIZ, A. J. et al. Representações Sociais de alunos do final do ensino médio sobre Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 27, p. 79-91, 2019.

ORTIZ, A. J.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Ser professor de Física: Representações sociais na licenciatura. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 21, 2019.

ORTIZ, A. J.; TRIANI, F.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Representações Sociais: uma teoria, muitos caminhos. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. (Orgs.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de Ciências. Maringá: Editora Massoni, 2021.

SÁ, C. P. Núcleo das Representações Sociais. 2. ed. revista. Petrópolis, RJ. Vozes. 1996.

SANTOS, E. R.; ROSSO, A. J.; FERREIRA, A. C. Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012. Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul, 2012.

TEIXEIRA, M. C. T. V.; BALÃO, S. M. S.; SETTEMBRE, F. M. Saliência de conteúdos de Representação Social sobre o envelhecimento: análise comparativa entre duas técnicas associativas. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 518-524, out./dez. 2008.

TOMANIK, E. A. Prefácio. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. (Org.). Representações Sociais, formação de professores e Educação. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

Almeida Junior, E. R. de B., Magalhães Júnior, C. A. de O., & Batista, M. C. (2022). Representações Sociais de alunos concluintes do Ensino Fundamental sobre as Estações do ano. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 327–350. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e76970

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física