Representações Sociais de alunos concluintes do Ensino Fundamental sobre as Estações do ano
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e76970Palavras-chave:
Representações Sociais, Astronomia, Estações do anoResumo
As teorias de aprendizagem construtivistas concebem o conhecimento prévio dos estudantes como uma das variáveis mais importantes para o aprendizado de novos conceitos. A estrutura cognitiva é algo idiossincrático e a tarefa de compreender como os novos conceitos interagem com os preexistentes não é fácil. A Teoria das Representações Sociais fornece os fundamentos para interpretar como esses conhecimentos de senso comum são construídos e socialmente compartilhados. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar as Representações Sociais que um grupo de estudantes concluintes dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Campo Mourão - PR compartilham a respeito do fenômeno das Estações do ano. A abordagem metodológica para a constituição e a análise dos dados foi a qualitativa, especificamente a explicativa. A técnica empregada para identificar as Representações Sociais foi a Evocação Livre de Palavras, que permitiu a identificação dos elementos centrais, intermediários e periféricos dessa representação. Os resultados mostram que os grupos semânticos rotação; translação; tempo e distância entre a Terra e o Sol, compõem o quadrante dos elementos centrais da representação social investigada. Essas afirmativas corroboram que é necessário um maior diálogo entre os modelos didáticos que circulam no ambiente escolar, com o intuito de superar a concepção tradicional de ensino e propor novas situações de ensino que realmente valorizem os saberes populares no processo de aprendizagem.
Referências
ABRIC, J. C. Methodologie de recueil des répresentations sociales. In: ABRIC, J. C. (Ed.). Pratiques sociales et representations. Paris: PUF, 1994.
ALMEIDA JUNIOR, E. R. B.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. O conhecimento de senso comum e o professor de ciências: reflexões à luz da teoria das representações sociais. In: SHIGUNOV NETO, A. et al. (Org). A Formação de Professores de Física em discussão: passado, presente e perspectivas. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020.
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em aberto, v. 14, n. 61, 2008.
ARRUDA, A. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 127-147, 2002.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Portugal: Paralelo, 2003.
BRABO, J. N. C. Contenido y estructura de Representaciones Sociales sobre pedagogía y pedagogos en profesores de ciencias. 2011. 260 f. Tese de Doutorado – Universidade de Burgos, Burgos, Espanha.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC, 2ª versão. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_ versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
CANALLE, J. B. G. O problema do ensino da órbita da Terra. Física na Escola, v. 4, n. 2, p. 12-16, 2003.
CANIATO, R. Com ciência na educação: ideário e prática de uma alternativa brasileira para o ensino de ciência. Campinas: Papirus, 1987.
CARMO, T.; LEITE, J. C.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Aspectos metodológicos em representações sociais. In: TRIANI, F.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A.; NOVIKOFF, C. Representações sociais e educação: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.
CASTANHO, M. E. L. A sala de aula contemporânea–desafios. Revista Evidência, v. 14, n. 15, 2018.
CORTES JUNIOR, L. P.; CORIO, P.; FERNANDEZ, C. As representações sociais de química ambiental dos alunos iniciantes na graduação em Química. Química Nova na Escola, v. 31, n. 1, p. 46-54, 2009.
FERREIRA, V. C. P. et al. A Representação Social do Trabalho: Uma contribuição para o estudo da Motivação. Estação científica, v. 1, p. 1-13, 2005.
FREITAS, T. S. et al. Pesquisas em Representações Sociais: uma análise em rede da produção bibliográfica em periódicos nacionais avaliados na área de ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 2, 2019.
GALVÃO, C. B.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 2, p. 124-141, 2016.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.
GEWANDSZNAJDER, F. Projeto Teláris: Ciências, v. 1, n. 1. Editora: Ática, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
IACHEL, G.; NARDI, R. Algumas tendências das publicações relacionadas à astronomia em periódicos brasileiros de ensino de física nas últimas décadas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 225-237, 2010.
LAKATOS, I. Falsification and the methodology of scientific research programmes. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (Org.). Criticism and the growth of knowledge. Cambridge, Inglaterra: Cambridge University Press, 1970.
LANE, S. T. M. A dialética da subjetividade versus objetividade. In: FURTADO, O.; REY, F. G. (Org.). Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. SP: Casa do Psicólogo, 2002.
LANGHI, R. Ideias de senso comum em Astronomia. In: Observatórios Virtuais. São Paulo: IAG/USP, v. CDROM, p. 1-9, 2005.
LIMA NETO, G. B. Astronomia de posição. 167 p. Notas de Aula, 2019.
MACHADO, M. S.; SIQUEIRA, M. Representações sociais e a formação de professores de Ciências: reflexos da prática numa perspectiva inclusiva. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. (Org.). Representações Sociais, formação de professores e Educação. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018.
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. (Org.). Representações Sociais, formação de professores e Educação. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018.
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; TOMANIK, E. A. Representações Sociais de Meio Ambiente: Subsídios para a formação continuada de professores. Ciência e Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p. 181-199, 2013.
MARANDINO, M. Enfoques de educação e comunicação nas bioexposições de Museus de Ciências. Revista Brasileira de Educação em Ciências, Bauru, v. 3, n. 1, p. 103-109, 2003.
MOREIRA, M. A. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 4, n. 1, 2011.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: Investigações em Psicologia Social. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. 11. ed. Petrópolis, RJ. Vozes. 2015.
NAIFF, D. G. M.; NAIFF, L. A. M.; SOUZA, M. A. As Representações Sociais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 216-229, 2009.
OLIVEIRA, D. C. et al. Análise das evocações livres: uma técnica de análise estrutural das representações sociais. In: MOREIRA A. S. P.; CAMARGO, B. V.; JESUÍNO, J. C.; NÓBREGA S. M. (Orgs.). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: Editora UFPR, 2005.
ORTIZ, A. J. et al. Representações Sociais de alunos do final do ensino médio sobre Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 27, p. 79-91, 2019.
ORTIZ, A. J.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Ser professor de Física: Representações sociais na licenciatura. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 21, 2019.
ORTIZ, A. J.; TRIANI, F.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Representações Sociais: uma teoria, muitos caminhos. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. (Orgs.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de Ciências. Maringá: Editora Massoni, 2021.
SÁ, C. P. Núcleo das Representações Sociais. 2. ed. revista. Petrópolis, RJ. Vozes. 1996.
SANTOS, E. R.; ROSSO, A. J.; FERREIRA, A. C. Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012. Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul, 2012.
TEIXEIRA, M. C. T. V.; BALÃO, S. M. S.; SETTEMBRE, F. M. Saliência de conteúdos de Representação Social sobre o envelhecimento: análise comparativa entre duas técnicas associativas. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 518-524, out./dez. 2008.
TOMANIK, E. A. Prefácio. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. (Org.). Representações Sociais, formação de professores e Educação. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >