Modelamento computacional através do sistema de modelamento celular (cms): alguns aspectos

Autores

  • Arion de Castro Kurtz dos Santos FURG - Rio Grande do Sul

Resumo

A literatura tradicional sobre modelamento matemático apresenta uma metodologia na qual o computador não está presente. Com a proliferação de alguns sistemas de modelamento o computador começa a conquistar espaço como ferramenta de ensino em vários níveis, em uma perspectiva onde passa a ser utilizado não só por pessoas que dominem alguma linguagem de programação, mas também pela grande maioria dos que sequer tiveram contato com o mesmo. O Sistema de Modelamento Celular (CMS) aparece atualmente como uma das opções viáveis para possibilitar a inclusão do modelamento computacional nos currículos de Ciências. O artigo apresenta uma breve descrição do sistema evidenciando algumas das suas principais características, além de apontar a analogia de estruturas de modelos como um possível recurso didático no ensino da Física.

Biografia do Autor

Arion de Castro Kurtz dos Santos, FURG - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Science Education - University of London (1992) revalidado no Brasil como doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1990-01-01

Como Citar

Santos, A. de C. K. dos. (1990). Modelamento computacional através do sistema de modelamento celular (cms): alguns aspectos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 7(1), 31–39. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7704

Edição

Seção

Artigos