Uma geometria tetradimensional euclidiana para os fenômenos relativistas: cinemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e77562

Resumo

O objetivo geral deste artigo é abrir uma nova linha de discussão no ensino da relatividade do movimento moderna, oferecendo uma abordagem geométrica euclidiana em quatro dimensões, que adota o tempo próprio como quarto eixo cartesiano. Essa iniciativa se deve ao fato de que são identificadas severas barreiras às tentativas, quando necessárias, de transposição dos fenômenos relativistas para a educação básica, principalmente porque a Teoria da Relatividade Especial (TRE) é muito abstrata e as Teorias do Espaço-tempo (TET) minkowskiana e da Relatividade Geral (TRG) exigem uma geometria não-euclidiana. Nesse contexto, essa nova geometria é focada, sobremaneira, na formação de professores, que são os artífices dessas transposições, e possui o objetivo específico de explorar sua funcionalidade em descrever exclusivamente a cinemática relativista, sem definir uma grandeza para descrever a mudança do movimento, discutindo os problemas da dilatação do tempo, da composição de movimentos, da contração do comprimento e dos “paradoxos” dos gêmeos, da contração do espaço e do disco rígido girante. Esse objetivo específico é importante porque estes seis problemas não só são historicamente relevantes, como também servem como laboratório para testar a validade da nova geometria, que, apesar de equivalente à TRE e à TET, possui sua coesão interna.

Biografia do Autor

Otávio Fossa de Almeida, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e doutorando em História da Física pelo programa de Ensino e História da Matemática e da Física, sediado no Instituto de Matemática da UFRJ. Trabalha como Professor Docente I de Física na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, no C.E. Prof.ª Maria de Lourdes de Oliveira Lavôr – Tia Lavôr. Também é professor em escolas da rede privada.

Referências

ALMEIDA, O. F. Proposta de transposição didática para o ensino de relatividade especial: uma abordagem para o Ensino Médio. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, UFRJ, Rio de Janeiro.

CAVALCANTI, C. J. H.; OSTERMANN, F. Deformações geométricas e velocidade superluminal aparentes em objetos em movimento relativístico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 355-372, 2007.

EINSTEIN, A. Zur elektrodynamik bewegter körper. Annalen der Physik, v. 322, n. 10, p. 891-921, 1905.

EINSTEIN, A.; LAUB, J. Über die elektromagnetischen grundgleichungen für bewegte körper. Annalen der Physik, v. 331, n. 8, p. 532-540, 1908.

EVENT HORIZON TELESCOPE COLLABORATION. First M87 event horizon telescope results. I. The shadow of the supermassive black hole. The Astrophysical Journal Letters, v. 875, n. 1, p. 1-17, 2019.

GALISON, P. Einstein’s Clocks and Poincare’s Maps: Empires of time. Reprint. New York: W. W. Norton & Company, 2004.

JEGAT, A. Un modèle platonicien (euclidien-projectif) pour la théorie de la relativité restreinte. Archive Ouverte HAL, 2014. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01081576/document. Acesso em: 29 set. 2020.

LIGO SCIENTIFIC COLLABORATION; VIRGO COLLABORATION. Observation of gravitational waves from a binary black hole merger. Physical Review Letters, v. 116, n. 6, p. 1-16, 2016.

MINKOWSKI, H. Die grundgleichungen für die elektromagnetischen vorgänge in bewegten körpern. Nachrichten Von Der Gesellschaft Der Wissenschaften Zu Göttingen, Mathematisch-Physikalis-Che Klasse. Göttingen, 1908. p. 53-111.

MONTANUS, H. Special relativity in an absolute Euclidean space-time. Physics Essays, v. 4, n. 3, p. 350-356, 1991.

MONTANUS, J. M. C. Proper time physics. Hadronic Journal, v. 22, n. 6, p. 625-673, 1999.

NEWBURGH, R. G.; PHIPPS JR., T. E. A space-proper time formulation of relativistic geometry. Physical Sciences Research Papers, n. 401. Bedford: Air Force Cambridge Research Laboratories, 1969.

NEWBURGH, R. G.; PHIPPS JR, T. E. Relativistic time and the principle of Carathéodory. Il Nuovo Cimento B (1965-1970), v. 67, p. 84-102, 1970.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea no ensino médio”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.

OSTERMANN, F.; RICCI, T. F. Relatividade restrita no Ensino Médio: contração de Lorentz-Fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 2, p. 176-190, 2002.

POINCARÉ, J. H. Sur la dynamique de l’électron. Rendiconti del Circolo Matematico di Palermo, v. 21, n. 1, p. 129-175, 1906.

MACHOTKA, R. Euclidean Model of Space and Time. Journal of Modern Physics, v. 9, n. 6, p. 1215-1249, 2018.

REZENDE, F.; BARROS, S. L. S. Teoria aristotélica, teoria do impetus ou teoria nenhuma: um panorama das dificuldades conceituais de estudantes de física em mecânica básica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 1, p. 43-56, 2001.

RODRIGUES, C. M.; SAUERWEIN, I. P. S.; SAUERWEIN, R. A. Uma proposta de inserção da teoria da relatividade restrita no Ensino Médio via estudo do GPS. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1-7, 2014.

SALINAS, S. R. A. Apresentação: Cem anos da observação do eclipse solar de Sobral. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, supl. 1, e20190272, 2019.

SAMPAIO, W. S.; OLIVEIRA, A. N.; SIQUEIRA, M. C. A. As teorias da relatividade no ensino básico: uma revisão de literatura para traçar o perfil dos trabalhos publicados no Brasil entre 2000 e 2018. Conexões Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 4, p. 45-53, 2019.

TERRAZZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2º grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 9, n. 3, p. 209-214, 1992.

VAN LINDEN, R. F. J. Euclidean Relativity. 2018. Disponível em: https://www.euclideanrelativity.com/. Acesso em: 29 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

Almeida, O. F. de. (2021). Uma geometria tetradimensional euclidiana para os fenômenos relativistas: cinemática. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(2), 1166–1198. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e77562

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física