O processo de construção do material didático “(Há) Física na cidade?”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e80898

Resumo

Cada vez mais faz-se necessária a construção de um ensino de Física que dialogue com os sujeitos e a realidade de tais contextos, potencializando a participação daqueles, para a transformação destes. Com o presente trabalho, objetiva-se discutir e apresentar a produção de um material didático de Física, utilizado em um contexto de Educação Popular, em que está baseado na perspectiva da Abordagem Temática. Este material foi construído de forma coletiva pelos nove educadores de Física do Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA) e o processo de construção foi dividido em duas etapas: i) reestruturação do material didático e ii) elaboração do novo material didático. O resultado deste processo de construção foi um material didático de caráter crítico, problematizador e dialógico, na qual busca potencializar a elaboração de aulas interdisciplinares, reflexivas e críticas.  Juntamente à discussão do processo de construção da apostila “(Há) Física na cidade?”, apresenta-se e discute-se, como exemplo, o tópico “A temperatura média na cidade sempre foi a mesma?”.

Biografia do Autor

Lucas Carvalho Pacheco, Licenciando em Física, Universidade Federal de Santa Mariaa

 

Licenciando em Física, Universidade Federal de Santa Maria.

https://orcid.org/0000-0002-3992-2243

Thiago Flores Magoga, Colégio Marista Roque, Pré-Universitário Popular Alternativa (UFSM), Doutorando, UFSM

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015) e mestrado em Educação em Ciências pela mesma instituição (2017). Atualmente é estudante de pós-graduação/doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM), educador de Física no Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA/UFSM), e, também, educador do Colégio Marista Roque. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo, desde o ano de 2012, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos, Paulo Freire, Ludwik Fleck

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora Associada da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD (https://sites.google.com/view/gepecid). Foi editora da seção Ensino da Revista Ciência e Natura, editada e publicada pelo Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (2014-2018). Coordenou, de maio de 2018 a dezembro de 2019, o Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - mestrado e doutorado (www.ufsm.br/ppgecqv). Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em inovações curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, Educação CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências.

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Publicado

2022-04-07

Como Citar

Carvalho Pacheco, L., Flores Magoga, T., & Muenchen, C. (2022). O processo de construção do material didático “(Há) Física na cidade?”. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 83–108. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e80898

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educativos