O processo de construção do material didático “(Há) Física na cidade?”
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e80898Resumo
Cada vez mais faz-se necessária a construção de um ensino de Física que dialogue com os sujeitos e a realidade de tais contextos, potencializando a participação daqueles, para a transformação destes. Com o presente trabalho, objetiva-se discutir e apresentar a produção de um material didático de Física, utilizado em um contexto de Educação Popular, em que está baseado na perspectiva da Abordagem Temática. Este material foi construído de forma coletiva pelos nove educadores de Física do Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA) e o processo de construção foi dividido em duas etapas: i) reestruturação do material didático e ii) elaboração do novo material didático. O resultado deste processo de construção foi um material didático de caráter crítico, problematizador e dialógico, na qual busca potencializar a elaboração de aulas interdisciplinares, reflexivas e críticas. Juntamente à discussão do processo de construção da apostila “(Há) Física na cidade?”, apresenta-se e discute-se, como exemplo, o tópico “A temperatura média na cidade sempre foi a mesma?”.
Referências
AULER, D. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de Referência do ENEM. Brasília: INEP: MEC, 2019. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf >. Acesso em: abr. 2021.
COSTA, A. R. A educação popular em contexto pré-vestibular uma vez mais em debate: há alternativa!. In: FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 17, 2015, Santa Maria/RS. Atas… Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DELIZOICOV, D. Ensino de física e a concepção freireana de educação. Revista de Ensino de Física, v. 5, n. 2, p. 85-98, 1983.
DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. In: Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.
DELIZOICOV, D.; ZANETIC, J. A proposta de interdisciplinaridade e o seu impacto no ensino municipal de 1º grau In: Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. Loyola. São Paulo, p. 9-15, 1993.
FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. Recife: Universidade de Recife, 2001.
GIACOMINI, A.; MUENCHEN, C. Os Três Momentos Pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 2, p. 339-355, 2015.
GOHN, M. G. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos Investigar em educação, v. 2, n. 1, 2014.
GOMES, T. F. Pré-Universitário Popular Alternativa: formação inicial para a docência entre a educação formal e não formal. 2017. 148 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS.
GONZAGA, A. M.; OLIVEIRA, C. B. As contribuições de Paulo Freire a uma educação científica na formação docente. Itinerarius reflectionis, v. 1, n. 12, 2012.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
MENDES, M. T. Cursinhos populares pré-universitários e educação popular: uma relação possível?. In: FÓRUM DE LEITURAS PAULO FREIRE, 11, 2009, Porto Alegre/RS. Atas… Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
MENEZES, L. C. Novo (?) método (?) para ensinar (?) Física (?). Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 2, n. 2, p. 89-97, 1980.
MÉSZÁROS, I. A Educação para além do capital. São Paulo: Ed. Boitempo, 2005.
MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. 137f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
MUENCHEN, C. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na EJA. 2006. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS.
MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os Três Momentos Pedagógicos e o Contexto de Produção do Livro Física. Ciência & Educação, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.
PACHECO, L. C.; MUENCHEN, C.; MAGOGA, T. F. A relevância de um plano de organização para a construção coletiva de material didático. In: JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 35, 2020, Santa Maria. Atas... Santa Maria: Portal JAI UFSM, 2020.
PACHECO, L. C. et al. Física: Pré-Universitário Popular Alternativa. Santa Maria: UFSM, Pró-Reitoria de Extensão, Laboratório de Metodologia de Ensino, 2020, 142 p.
PERNAMBUCO, M. M. C. A. Educação e escola como movimento do ensino de ciências: a transformação da escola pública. 1994. 2 v. 1994. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
PIERSON, A. H. C. O cotidiano e a busca do sentido para o ensino de Física. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
RODRIGUES, I. Paulo Freire e o Ensino de Física - o caráter freireano de relatos de experiência do SNEF. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio de Janeiro.
SCHNEIDER, T. M. et al. Abordagem Temática em Sala de Aula: Uma Análise dos Trabalhos Apresentados no I, VIII e IX ENPECs. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 15, 2014, Maresias/SP. Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2014.
TORRES, S. Reuniões pedagógicas: espaço de encontro entre coordenadores e professores ou exigência burocrática? In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Orgs). O Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >