Abordagem Temática no contexto da BNCC: discussões a partir da produção de um material didático-pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95918Palavras-chave:
Material Didático-pedagógico, Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos, Interdisciplinaridade, BNCCResumo
Na contramão das teorias tradicionais de currículo, está inserida a perspectiva curricular da Abordagem Temática. Nesta, a organização dos conhecimentos científicos é realizada a partir de um tema da realidade local/global dos educandos. Nessa perspectiva e no contexto das novas políticas curriculares brasileiras, este estudo almeja apresentar e discutir o processo de construção do material didático-pedagógico “Lixo na região oeste de Santa Maria/RS: quais são os problemas e as possibilidades?”, assim como suas potencialidades para o desenvolvimento de aulas interdisciplinares, problematizadoras, críticas e dialógicas. Para atingir este propósito, organizamos as discussões em quatro tópicos/categorias, sendo eles(as): i) O processo de estruturação das Unidades Temáticas; ii) O potencial interdisciplinar; iii) Os Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de materiais didático-pedagógicos e iv) A BNCC e as novas políticas curriculares. Dentre os relevantes resultados deste estudo, constatamos a possibilidade de articulação da Abordagem Temática com as novas políticas curriculares, sem que a Abordagem Temática tenha qualquer adaptação em sua fundamentação teórica, metodológica e/ou epistemológica.
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