Abordagem Temática no contexto da BNCC: discussões a partir da produção de um material didático-pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95918

Palavras-chave:

Material Didático-pedagógico, Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos, Interdisciplinaridade, BNCC

Resumo

Na contramão das teorias tradicionais de currículo, está inserida a perspectiva curricular da Abordagem Temática. Nesta, a organização dos conhecimentos científicos é realizada a partir de um tema da realidade local/global dos educandos. Nessa perspectiva e no contexto das novas políticas curriculares brasileiras, este estudo almeja apresentar e discutir o processo de construção do material didático-pedagógico “Lixo na região oeste de Santa Maria/RS: quais são os problemas e as possibilidades?”, assim como suas potencialidades para o desenvolvimento de aulas interdisciplinares, problematizadoras, críticas e dialógicas. Para atingir este propósito, organizamos as discussões em quatro tópicos/categorias, sendo eles(as): i) O processo de estruturação das Unidades Temáticas; ii) O potencial interdisciplinar; iii) Os Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de materiais didático-pedagógicos e iv) A BNCC e as novas políticas curriculares.  Dentre os relevantes resultados deste estudo, constatamos a possibilidade de articulação da Abordagem Temática com as novas políticas curriculares, sem que a Abordagem Temática tenha qualquer adaptação em sua fundamentação teórica, metodológica e/ou epistemológica.

Biografia do Autor

Lucas Carvalho Pacheco, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professor da Educação Básica, Mestrando em Ensino de Física no PPGEMEF/UFSM e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD), desde 2018. 

Laíza Sturza Loy, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica e Tecnológica (GEPECT), vinculado ao Instituto de Física da UFRGS, e o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD), vinculado ao Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM.

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestra em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é professora Associada nível 3, da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências (PPGECi) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD (https://sites.google.com/view/gepecid) e pesquisadora do Grupo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências - GEPECISC - da UFSC.  Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em processos curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, Educação CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências.

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

Carvalho Pacheco, L., Sturza Loy, L., & Muenchen, C. (2024). Abordagem Temática no contexto da BNCC: discussões a partir da produção de um material didático-pedagógico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(2), 440–467. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e95918

Edição

Seção

Currículo de Ciências/Física