A formação inicial de professores e a abordagem temática: o processo de reorientação curricular no PIBID/Física da UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e106719Palavras-chave:
PIBID, Abordagem Temática, Ensino de Física, Três Momentos PedagógicosResumo
O ensino de física no Brasil tem se caracterizado como abstrato e pouco significativo para os estudantes, muitas vezes reforçado pelo ensino transmissivo e meramente conceitual. Para superar esse cenário, faz-se necessária uma formação de professores críticos, capazes de “semear” um ensino de física não propedêutico e que faça relações com a realidade dos estudantes. Muitos autores e pesquisadores recaem sobre a Abordagem Temática a fim de alcançar um ensino que atenda às necessidades dos estudantes. Essa abordagem, apoiada em Paulo Freire, defende o tema como central no ensino e que tenha forte relação com a realidade dos educandos. Um caminho para se trabalhar com essa abordagem, está nos Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de currículos. O subprojeto do PIBID para a Licenciatura em Física da UFSM, desenvolvido de 2022 a 2024, foi organizado para que os participantes construíssem conhecimentos sobre a Abordagem Temática e os Três Momentos Pedagógicos e implementassem essas perspectivas nas escolas. Considerando isso, tem-se o problema de pesquisa: De que forma a vivência de um processo de reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática influencia na formação inicial dos pibidianos do curso de física da UFSM? Através da Análise Textual Discursiva chegou-se a quatro categorias: Diálogo, Problematização e o Tema Gerador; Coletivo e Coaprendizagem; Processo, Desenvolvimento e Superação e Transformação Docente e Um Novo Propósito Educacional. A discussão das categorias constatou que o PIBID/Física 2022 possibilitou uma formação em sintonia com a busca da “práxis” problematizadora e dialógica, inspirada na construção de currículos pautados em Temas Geradores, no trabalho coletivo e, através de um processo rigoroso e empático, a reconstrução dos pibidianos buscando o “ser mais” e concebendo novos propósitos para a ação docente.
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