A formação inicial de professores e a abordagem temática: o processo de reorientação curricular no PIBID/Física da UFSM

Autores/as

  • Arthur Santos Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, Colégio Coração de
  • Cristiane Muenchen UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e106719

Palabras clave:

PIBID, Abordagem Temática, Ensino de Física, Três Momentos Pedagógicos

Resumen

O ensino de física no Brasil tem se caracterizado como abstrato e pouco significativo para os estudantes, muitas vezes reforçado pelo ensino transmissivo e meramente conceitual. Para superar esse cenário, faz-se necessária uma formação de professores críticos, capazes de “semear” um ensino de física não propedêutico e que faça relações com a realidade dos estudantes. Muitos autores e pesquisadores recaem sobre a Abordagem Temática a fim de alcançar um ensino que atenda às necessidades dos estudantes. Essa abordagem, apoiada em Paulo Freire, defende o tema como central no ensino e que tenha forte relação com a realidade dos educandos. Um caminho para se trabalhar com essa abordagem, está nos Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de currículos. O subprojeto do PIBID para a Licenciatura em Física da UFSM, desenvolvido de 2022 a 2024, foi organizado para que os participantes construíssem conhecimentos sobre a Abordagem Temática e os Três Momentos Pedagógicos e implementassem essas perspectivas nas escolas. Considerando isso, tem-se o problema de pesquisa: De que forma a vivência de um processo de reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática influencia na formação inicial dos pibidianos do curso de física da UFSM? Através da Análise Textual Discursiva chegou-se a quatro categorias: Diálogo, Problematização e o Tema Gerador; Coletivo e Coaprendizagem; Processo, Desenvolvimento e Superação e Transformação Docente e Um Novo Propósito Educacional. A discussão das categorias constatou que o PIBID/Física 2022 possibilitou uma formação em sintonia com a busca da “práxis” problematizadora e dialógica, inspirada na construção de currículos pautados em Temas Geradores, no trabalho coletivo e, através de um processo rigoroso e empático, a reconstrução dos pibidianos buscando o “ser mais” e concebendo novos propósitos para a ação docente.

Biografía del autor/a

Arthur Santos, Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, Colégio Coração de

Técnico em agropecuária formado no Instituto Federal Farroupilha de São Vicente do Sul (IFF-SVS) e Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como Educador da disciplina de física no Pré-universitario Popular Alternativa (PUPA) por um ano. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-FÍSICA), do Programa Residência Pedagógica (Física/UFSM) e do Programa de Educação Tutorial dos cursos de Física (PET-Física UFSM). Foi bolsista de Mestrado pela CAPES no Programa de Pós-Graduação Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF/UFSM) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD), desde 2020. Atualmente, é professor de Física na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo (SEDUC – RS) e professor de Pensamento Computacional no Colégio Coração de Maria (Rede ICM).

Cristiane Muenchen, UFSM

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Associada nível 4, da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências (PPGECi) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD (https://sites.google.com/view/gepecid) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências - GEPECISC - da UFSC.

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Publicado

2025-12-08

Cómo citar

Santos, A., & Muenchen, C. (2025). A formação inicial de professores e a abordagem temática: o processo de reorientação curricular no PIBID/Física da UFSM. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(3), 653–682. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e106719

Número

Sección

Formação de Professores de Ciências/Física