The constructive process of the courseware “Is there physics in the city?”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e80898

Abstract

More and more is necessary to build a teaching of Physics that dialogues with the subjects and the reality of such contexts, enhancing the participation of those, for the transformation of this reality. In the present work, the objective is to discuss and present the production of Physics courseware, used in a Popular Education context, which is based on the Thematic Approach perspective. This material was built collectively by the nine physics educators of the Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA) and the construction process was divided into two stages: i) restructuring of the courseware and ii) elaboration of the new courseware. The result of this construction process was a courseware of a critical, problematic and dialogical character, that seeks to enhance the development of interdisciplinary, reflective and critical classes. Along with the discussion of the construction process of the booklet “(Is there) Physics in the city?”, The topic “The average temperature in the city has always been the same?” Is presented and discussed as an example.

Author Biographies

Lucas Carvalho Pacheco, Licenciando em Física, Universidade Federal de Santa Mariaa

 

Licenciando em Física, Universidade Federal de Santa Maria.

https://orcid.org/0000-0002-3992-2243

Thiago Flores Magoga, Colégio Marista Roque, Pré-Universitário Popular Alternativa (UFSM), Doutorando, UFSM

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015) e mestrado em Educação em Ciências pela mesma instituição (2017). Atualmente é estudante de pós-graduação/doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM), educador de Física no Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA/UFSM), e, também, educador do Colégio Marista Roque. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo, desde o ano de 2012, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos, Paulo Freire, Ludwik Fleck

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora Associada da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD (https://sites.google.com/view/gepecid). Foi editora da seção Ensino da Revista Ciência e Natura, editada e publicada pelo Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (2014-2018). Coordenou, de maio de 2018 a dezembro de 2019, o Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - mestrado e doutorado (www.ufsm.br/ppgecqv). Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em inovações curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, Educação CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências.

References

AULER, D. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de Referência do ENEM. Brasília: INEP: MEC, 2019. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf >. Acesso em: abr. 2021.

COSTA, A. R. A educação popular em contexto pré-vestibular uma vez mais em debate: há alternativa!. In: FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 17, 2015, Santa Maria/RS. Atas… Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DELIZOICOV, D. Ensino de física e a concepção freireana de educação. Revista de Ensino de Física, v. 5, n. 2, p. 85-98, 1983.

DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. In: Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.

DELIZOICOV, D.; ZANETIC, J. A proposta de interdisciplinaridade e o seu impacto no ensino municipal de 1º grau In: Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. Loyola. São Paulo, p. 9-15, 1993.

FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. Recife: Universidade de Recife, 2001.

GIACOMINI, A.; MUENCHEN, C. Os Três Momentos Pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 2, p. 339-355, 2015.

GOHN, M. G. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos Investigar em educação, v. 2, n. 1, 2014.

GOMES, T. F. Pré-Universitário Popular Alternativa: formação inicial para a docência entre a educação formal e não formal. 2017. 148 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS.

GONZAGA, A. M.; OLIVEIRA, C. B. As contribuições de Paulo Freire a uma educação científica na formação docente. Itinerarius reflectionis, v. 1, n. 12, 2012.

KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.

MENDES, M. T. Cursinhos populares pré-universitários e educação popular: uma relação possível?. In: FÓRUM DE LEITURAS PAULO FREIRE, 11, 2009, Porto Alegre/RS. Atas… Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

MENEZES, L. C. Novo (?) método (?) para ensinar (?) Física (?). Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 2, n. 2, p. 89-97, 1980.

MÉSZÁROS, I. A Educação para além do capital. São Paulo: Ed. Boitempo, 2005.

MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. 137f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

MUENCHEN, C. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na EJA. 2006. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os Três Momentos Pedagógicos e o Contexto de Produção do Livro Física. Ciência & Educação, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.

PACHECO, L. C.; MUENCHEN, C.; MAGOGA, T. F. A relevância de um plano de organização para a construção coletiva de material didático. In: JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 35, 2020, Santa Maria. Atas... Santa Maria: Portal JAI UFSM, 2020.

PACHECO, L. C. et al. Física: Pré-Universitário Popular Alternativa. Santa Maria: UFSM, Pró-Reitoria de Extensão, Laboratório de Metodologia de Ensino, 2020, 142 p.

PERNAMBUCO, M. M. C. A. Educação e escola como movimento do ensino de ciências: a transformação da escola pública. 1994. 2 v. 1994. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

PIERSON, A. H. C. O cotidiano e a busca do sentido para o ensino de Física. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

RODRIGUES, I. Paulo Freire e o Ensino de Física - o caráter freireano de relatos de experiência do SNEF. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio de Janeiro.

SCHNEIDER, T. M. et al. Abordagem Temática em Sala de Aula: Uma Análise dos Trabalhos Apresentados no I, VIII e IX ENPECs. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 15, 2014, Maresias/SP. Atas... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2014.

TORRES, S. Reuniões pedagógicas: espaço de encontro entre coordenadores e professores ou exigência burocrática? In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Orgs). O Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

Published

2022-04-07

How to Cite

Carvalho Pacheco, L., Flores Magoga, T., & Muenchen, C. (2022). The constructive process of the courseware “Is there physics in the city?”. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 83–108. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e80898

Issue

Section

Desenvolvimento de materiais educativos