Formação inicial docente no estágio supervisionado: caminhos criativos de futuros professores de física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86080Palavras-chave:
Formação Inicial Docente, Estágio Supervisionado, Ensino de FísicaResumo
O presente artigo busca explorar o contexto da formação inicial de professores de Física, mais precisamente no tocante à realização do estágio supervisionado, este ocorrendo em um viés orientado e investigativo. Embasados em referenciais neopiagetianos, a investigação qualitativa em tela buscou observar o trajeto de um grupo de estagiários em sua prática na escola, focando nos caminhos escolhidos pelos licenciandos para solucionar os dilemas e desafios surgidos no ambiente escolar. A análise dos resultados demonstrou a importância do entorno sociocultural na formação docente, enquanto nascedouro de conflitos sociocognitivos, bem como a importância de um bom repertório pedagógico e uma relação mais próxima entre universidade e escola para o enfrentamento de tais situações conflitivas.
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