Initial teacher education in the supervised internship: creative pathways for future physics teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86080

Keywords:

Initial Teacher Education, Supervised Internship, Physics Education

Abstract

This article explores the context of the initial teacher education of physics teachers, more precisely with regard to the performance of supervised internship, this occurring in an oriented and investigative bias. Based on Neopiagetian references, this qualitative research sought to observe the path of a group of trainees in their practice at school., focusing on the paths chosen by the undergraduates to solve the dilemmas and challenges arising in the school environment. The analysis of the results demonstrated the importance of the sociocultural environment in teacher education, as a birth of sociocognitive conflicts, as well as the relevance of a good pedagogical repertoire and a closer relationship between university and school to cope with such conflicting situations.  

Author Biographies

Leonardo André Testoni, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo. Graduado em Química pela Universidade Municipal de Taubaté. Mestre em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Doutor em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Especialista em Química Forense e Perito Forense nomeado pelo Conselho Regional de Química - IV Região (núm. 04166209). Atualmente, é Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal de São Paulo (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA - UNIFESP). Atua, também, como orientador e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, na Universidade Federal do ABC. 

Maria Nizete de Azevedo, Universidade Federal de São Paulo

Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP) na área de Ensino de Ciências. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador, BA. Com experiência na área de Licenciatura em Ciências, atuando principalmente nas seguintes temáticas: práticas pedagógicas, estágios supervisionados, formação e desenvolvimento profissional de professores de ciências nas séries iniciais de escolarização, ensino e aprendizagem em ciências sob orientação investigativa.

Patrícia Rosana Linardi, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e pós doutorado na Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores de matemática, Modelo dos Campos Semânticos, jogos, números inteiros, ensino-aprendizagem e educação. Atualmente, é professora do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Química) pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciada em Química pela USP. Experiência na docência para a educação básica e superior e na formação de professores. Desde 2016, é professora adjunta na Universidade Federal do ABC, onde também coordena o subprojeto de Química no PIBID. Atualmente, é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática PEHCM, onde orienta mestrado e doutorado. Responsável pela formação e coordenação do PECME, Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Metacognição, desde 2017. Participa do corpo editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de ensino de Ciências. Linha de pesquisa: ensino de Ciências/Química. Principais interesses: aspectos da metacognição e neurociências no ensino-aprendizagem e na formação de professores. 

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Published

2022-08-15

How to Cite

Testoni, L. A., Azevedo, M. N. de ., Linardi, P. R., & Locatelli, S. W. (2022). Initial teacher education in the supervised internship: creative pathways for future physics teachers. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 472–492. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86080

Issue

Section

Formação de Professores de Ciências/Física