Formação inicial docente no estágio supervisionado: caminhos criativos de futuros professores de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86080

Palavras-chave:

Formação Inicial Docente, Estágio Supervisionado, Ensino de Física

Resumo

O presente artigo busca explorar o contexto da formação inicial de professores de Física, mais precisamente no tocante à realização do estágio supervisionado, este ocorrendo em um viés orientado e investigativo. Embasados em referenciais neopiagetianos, a investigação qualitativa em tela buscou observar o trajeto de um grupo de estagiários em sua prática na escola, focando nos caminhos escolhidos pelos licenciandos para solucionar os dilemas e desafios surgidos no ambiente escolar. A análise dos resultados demonstrou a importância do entorno sociocultural na formação docente, enquanto nascedouro de conflitos sociocognitivos, bem como a importância de um bom repertório pedagógico e uma relação mais próxima entre universidade e escola para o enfrentamento de tais situações conflitivas.  

Biografia do Autor

Leonardo André Testoni, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo. Graduado em Química pela Universidade Municipal de Taubaté. Mestre em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Doutor em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Especialista em Química Forense e Perito Forense nomeado pelo Conselho Regional de Química - IV Região (núm. 04166209). Atualmente, é Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal de São Paulo (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA - UNIFESP). Atua, também, como orientador e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, na Universidade Federal do ABC. 

Maria Nizete de Azevedo, Universidade Federal de São Paulo

Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP) na área de Ensino de Ciências. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador, BA. Com experiência na área de Licenciatura em Ciências, atuando principalmente nas seguintes temáticas: práticas pedagógicas, estágios supervisionados, formação e desenvolvimento profissional de professores de ciências nas séries iniciais de escolarização, ensino e aprendizagem em ciências sob orientação investigativa.

Patrícia Rosana Linardi, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e pós doutorado na Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores de matemática, Modelo dos Campos Semânticos, jogos, números inteiros, ensino-aprendizagem e educação. Atualmente, é professora do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Química) pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciada em Química pela USP. Experiência na docência para a educação básica e superior e na formação de professores. Desde 2016, é professora adjunta na Universidade Federal do ABC, onde também coordena o subprojeto de Química no PIBID. Atualmente, é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática PEHCM, onde orienta mestrado e doutorado. Responsável pela formação e coordenação do PECME, Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Metacognição, desde 2017. Participa do corpo editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de ensino de Ciências. Linha de pesquisa: ensino de Ciências/Química. Principais interesses: aspectos da metacognição e neurociências no ensino-aprendizagem e na formação de professores. 

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Testoni, L. A., Azevedo, M. N. de ., Linardi, P. R., & Locatelli, S. W. (2022). Formação inicial docente no estágio supervisionado: caminhos criativos de futuros professores de física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 472–492. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86080

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física