Temas Geradores em tempos de pandemia e suas contribuições para o ensino de Ciências/Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e89686

Palavras-chave:

Tema Gerador, Paulo Freire, PIBID, Ensino Remoto, Ensino de Ciências/Física

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o processo de obtenção de Temas Geradores e explicitar possíveis contribuições para o ensino de Ciências/Física, no contexto de uma formação remota realizada no PIBID. O processo formativo remoto foi desenvolvido com pibidianos e professores supervisores da Educação Básica, vinculados ao curso de Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Ciências da Natureza e Matemática, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A dinâmica das atividades seguiu a Investigação Temática, baseada na perspectiva de Paulo Freire, processo no qual se obteve um Tema Gerador que direcionou a organização e planejamento de atividades didático-pedagógicas e exemplificou que é possível e viável a seleção de conceitos de Física, a partir de problemas da comunidade num contexto remoto. Nesse sentido, foi necessário reinventar o processo de Investigação Temática para se adequar às condições impostas pela pandemia do COVID-19 sendo possível observar que apesar de haver divergências em relação ao presencial, a exemplo da dificuldade de entrar em contato diretamente com a comunidade local, número reduzido de informações sobre a comunidade, utilização do Google Docs na organização e análise das informações da comunidade, utilização do Instrumento Dialético-Axiológico enquanto estratégia de determinação de situações-limite, a Investigação Temática manteve os princípios da perspectiva freireana.

Biografia do Autor

Stephanie Oliveira Augusto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza (UFRB). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM (UESC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC). Atualmente, tem interesse em pesquisas sobre Educação do Campo e Educação de Ciências sob a perspectiva freireana.

Jefferson da Silva Santos, Doutorando em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Educação em Ciências (PPGEC/UESC). Especialista em Filosofia e História das Ciências (UNYLEYA). Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC). Faz parte do Grupo de Estudos sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC/UESC), do Grupo de Investigação no Ensino de Química (GIEQ/UFSC) e da Rede Nordeste de Pesquisa sobre a Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências em Alagoas e Bahia, denominada (REALBA). Possui experiência na área do ensino de filosofia para Educação Básica. Tem interesse nas seguintes subáreas: Ética, Axiologia, Ensino de Ciências, Filosofia da Ciência, Filosofia da Tecnologia e Filosofia da Educação. Realiza pesquisas sobre a utilização da Abordagem Temática Freireana no contexto da Educação em Ciências, a importância dos valores em propostas pedagógicas libertadoras, a dimensão axiológica da ciência, tecnologia e educação.

Nicolas Santos Maciel, Licenciando em Física, Universidade Estadual de Santa Cruz

Aluno de graduação do curso de licenciatura em física na Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), bolsista da Iniciação Científica, membro do GEATEC.

Simoni Tormohlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Física, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em inovações curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Aproximações entre as ideias de Lev S. Vygotsky e Paulo Freire. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC/UESC), composto por alunos de graduação em Física Licenciatura, alunos do Mestrado em Educação em Ciências (PPGEC/UESC) da área de Biologia, Química, Filosofia e Pedagogia, e professores da rede estadual da região de Ilhéus-Itabuna (site do grupo: https://geatecuesc8.wixsite.com/geatec). Tem atuado na formação inicial e continuada de professores de Ciências, em especial, no desenvolvimento de processos formativos de professores em parceria com escolas e Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Educação em diversos municípios da região da Costa do Cacau, sul da Bahia. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no período de 2015-2017. Foi membro da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (CAPEF-SBF), no período de 2019-2021. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UESC-BA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (UESB-BA - Jequié). Faz parte da equipe de idealizadores do projeto Rede Nordeste de Pesquisa sobre a Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências em Alagoas e Bahia, denominada (REALBA), que integra inicialmente as universidades UESC/Ilhéus-BA; UFAL/Sertão-AL e UFRB/Amargosa-BA. Atualmente é represente da Região Nordeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), gestão 2021-2023, e Membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas e Educação da FAPESB/BA.

Referências

AUGUSTO, S. O. A Perspectiva Freireana para a Educação Científica do Campo no contexto do PIBID. 2022. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, Ilhéus, BA. Disponível em:

http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/202011538D.pdf. Acesso em: 30 mai. 2022.

BOMFIM, M. G.; GEHLEN, S. T. Abordagem temática freireana: a superação de obstáculos gnosiológicos na formação de professores. Revista Iberoamericana de Educación, v. 76, n. 2, p. 29-50, 2018. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/3091. Acesso em: 20 mai. 2022.

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, educação e saúde (Online), v. 7, p. 35-64, 2009. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/. Acesso em: 08 dez. 2022.

CENTA, F. G.; MUENCHEN, C. O Despertar para uma Cultura de Participação no Trabalho com um Tema Gerador. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 263-291, 2016. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p263. Acesso em: 02 mai. 2022.

DELIZOICOV, D. Conhecimento, Tensões e Transições. 1991. Tese (Doutorado) - FE/USP, São Paulo.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

DEMARTINI, G. R.; SILVA, A. F. G. da. Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências e Biologia: Reflexões a partir da Práxis Autêntica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], e33743, 2021. Disponível em:

https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/33743. Acesso em: 17 jun. 2022.

FERREIRA, M. V; MAZOCCO P. C.; MUENCHEN, C. Os Três Momentos Pedagógicos em consonância com a Abordagem Temática ou Conceitual: uma reflexão a partir das pesquisas com olhar para o Ensino de Ciências da Natureza. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 38, n. 1, p. 513-525, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4675/467546196047.pdf. Acesso em: 20 mai. 2022.

FONSECA, K. N. Investigação Temática e a Formação Social do Espaço: construção de uma proposta com professores dos anos iniciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus.

FONSECA, K.; MILLI, J. C. L.; BOMFIM, M. G.; ALMEIDA, E. D. S.; NERES, C. A.; GEHLEN, S. T. A feira livre como tema gerador: possibilidades de abordar física no Ensino Fundamental. Física na Escola, v. 16, n. 2, p. 62-67, 2018. Disponível em:

http://www.www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol16-Num2/a11.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Editora: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREITAS, H. C. A. Rumos da Educação do Campo. Em Aberto, v. 24, p. 35-50, 2011. Disponível em: http://cadernosdeestudos.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/ 3073. Acesso em: 08 dez. 2022.

FREITAS, W. P. S.; QUEIRÓS, W. P. A politização docente para o enfrentamento de uma situação-limite por meio de intervenções didáticas pautadas na perspectiva Giroux-CTS. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 293-312, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4675/467546196047.pdf. Acesso em: 10 mai. 2022.

LYRA, C. As quarenta horas de Angicos: uma experiência pioneira de educação. São Paulo: Cortez, 1996.

MILLI, J. C. L.; ALMEIDA, E. S.; GEHLEN, S. T. A Rede Temática e o Ciclo Temático na busca pela Cultura de Participação na Educação CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 71-100, 2018.

MACIEL, N. S. A Tecnologia Social no contexto do GEATEC: limites e possibilidades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA. Disponível em: https://56b861e2-5a42-4962-8822-07971a320c7a.filesusr.com/ugd/b982b3_bf4a8fb7c8bb4dbbaa9aeeb9fcbf0dd3.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.

MAGOGA, T.; MUENCHEN, C. Como ocorre a construção e disseminação do Conhecimento Curricular Freireano? Algumas Sinalizações. Revista Brasileira De Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. 1, 2021. Disponível em:

https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/33748. Acesso em: 05 jun. 2022.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2011.

MUENCHEN. C.; MAGOGA, T. F.; SCHNEIDER, T. M.; ARAÚJO, L. B. Os Três Momentos Pedagógicos na formação inicial de professores: o trabalho com Temas Geradores. In G. Watanabe (Org.). Educação Científica Freireana na escola. 1. ed. Editora: Livraria da Física, 2019.

PACHECO, L. C.; MAGOGA, T.; MUENCHEN, C. O processo de construção do material didático “(Há) Física na cidade?”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, p. 83-108, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/Física/article/view/80898/48482. Acesso em: 17 jun. 2022.

PARISENTI, J.; BEIRÃO, L. H.; MARASCHIN, M.; MOURIÑO, J. L.; VIEIRA, F. N.; RODRIGUES, E. Pigmentation and chemical composition of shrimp fed with Haematococcus pluvialis and soy lecithin. Aquaculture Nutrition (Print), v. 17, p. e530-e535, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2095.2010.00794.x. Acesso em: 18 abr. 2022.

PAULA, A. P.; BARBOSA, R. G. Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: formação de professores/as e o ensino de Ciências. Práxis educativa, v. 16, e2116612, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16612.036. Acesso em: 08 dez. 2022.

SANTOS, J.S. A Dimensão Axiológica no desenvolvimento e implementação de Atividades Didático-Pedagógicas via Tema Gerador. 2020. Dissertação (Mestrado) -Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.

SANTOS, J. S.; GEHLEN, S. T. O Instrumento Dialético-Axiológico na seleção de falas significativas: em busca de uma educação científica ético-crítica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. 1-20, 2021.

SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

SILVEIRA, R. A.; PIAIA, L.; GONÇALVES, F. P. A Problematização da Abordagem Temática na formação inicial de professores de Química. Química Nova, v. 43, n. 10, 1-9. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170614. Acesso em: 04 mai. 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Augusto, S. O., da Silva Santos, J. ., Santos Maciel, N. ., & Tormohlen Gehlen, S. . (2023). Temas Geradores em tempos de pandemia e suas contribuições para o ensino de Ciências/Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(1), 154–187. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e89686

Edição

Seção

Currículo de Ciências/Física