O despertar para uma cultura de participação no trabalho com um tema gerador
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p263Resumo
O presente artigo discute como se chegou ao tema gerador a partir de uma reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática. Utilizando a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, como estruturantes de currículos, tem como foco o seguinte problema de pesquisa: Quais as possibilidades e os desafios encontrados por educadores de Ciências (Biologia, Física e Química), de uma escola pública de Santa Maria, ao utilizarem a Abordagem Temática em suas aulas, especialmente na estruturação e na implementação do tema gerador “Arroio Cadena: Cartão Postal de Santa Maria?”. Assim, os objetivos da pesquisa são: discutir como se chegou ao tema gerador desenvolvido, a partir do Estudo da Realidade, bem como refletir sobre uma das possibilidades encontradas no trabalho com o tema gerador através da categoria: Tema emergente da realidade: o despertar para uma cultura de participação. O tema gerador, por tratar de contradições vivenciadas pelos próprios sujeitos, potencializou a superação da cultura do silêncio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
