O despertar para uma cultura de participação no trabalho com um tema gerador
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p263Resumo
O presente artigo discute como se chegou ao tema gerador a partir de uma reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática. Utilizando a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, como estruturantes de currículos, tem como foco o seguinte problema de pesquisa: Quais as possibilidades e os desafios encontrados por educadores de Ciências (Biologia, Física e Química), de uma escola pública de Santa Maria, ao utilizarem a Abordagem Temática em suas aulas, especialmente na estruturação e na implementação do tema gerador “Arroio Cadena: Cartão Postal de Santa Maria?”. Assim, os objetivos da pesquisa são: discutir como se chegou ao tema gerador desenvolvido, a partir do Estudo da Realidade, bem como refletir sobre uma das possibilidades encontradas no trabalho com o tema gerador através da categoria: Tema emergente da realidade: o despertar para uma cultura de participação. O tema gerador, por tratar de contradições vivenciadas pelos próprios sujeitos, potencializou a superação da cultura do silêncio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.