Diagramas categoriais para auxiliar estudantes e professores do ensino médio na elevação do pensamento abstrato ao concreto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e92915

Palavras-chave:

Materialismo Histórico-dialético, Pedagogia Histórico-crítica, Diagramas Categoriais, Ensino de Ciências, Ensino Médio

Resumo

Neste artigo, apresentamos a ferramenta de diagramas categoriais para um ensino de ciências contextualizado, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Essa pedagogia tem como um dos seus pilares o materialismo histórico-dialético, e a ferramenta que ora propomos visa contribuir com uma forma de realizarmos o ensino e aprendizagem de ciências, em nível médio, compatível com essa pedagogia. Aqui, apresentamos o processo de construção de um diagrama categorial, tanto nas operações que cabem ao professor, quanto nas que se espera que caibam aos estudantes, considerando um caso hipotético de ensino do conteúdo de gravitação newtoniana na disciplina de física. O principal objetivo da ferramenta é auxiliar os estudantes a não perderem de vista a totalidade dos processos reais e a reproduzirem os conhecimentos apreendidos durante as aulas como síntese de múltiplas determinações e relações.

Biografia do Autor

Daniel Batista de Freitas, Doutorando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS.

Alexsandro Pereira de Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS. É Licenciado em Física (2003) pela UFRGS e possui os títulos de Mestre em Ensino de Física (2008) e de Doutor em Ensino de Física (2012) por essa mesma universidade. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase no Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem sociocultural, ensino de física quântica e explicações científicas.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Freitas, D. B. de, Lemos Gouvea, L. R., & Pereira de Pereira, A. (2023). Diagramas categoriais para auxiliar estudantes e professores do ensino médio na elevação do pensamento abstrato ao concreto. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(3), 477–501. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e92915

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física