Diagramas categoriais para auxiliar estudantes e professores do ensino médio na elevação do pensamento abstrato ao concreto
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e92915Palabras clave:
Materialismo Histórico-dialético, Pedagogia Histórico-crítica, Diagramas Categoriais, Ensino de Ciências, Ensino MédioResumen
Neste artigo, apresentamos a ferramenta de diagramas categoriais para um ensino de ciências contextualizado, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Essa pedagogia tem como um dos seus pilares o materialismo histórico-dialético, e a ferramenta que ora propomos visa contribuir com uma forma de realizarmos o ensino e aprendizagem de ciências, em nível médio, compatível com essa pedagogia. Aqui, apresentamos o processo de construção de um diagrama categorial, tanto nas operações que cabem ao professor, quanto nas que se espera que caibam aos estudantes, considerando um caso hipotético de ensino do conteúdo de gravitação newtoniana na disciplina de física. O principal objetivo da ferramenta é auxiliar os estudantes a não perderem de vista a totalidade dos processos reais e a reproduzirem os conhecimentos apreendidos durante as aulas como síntese de múltiplas determinações e relações.
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