Experimentos históricos nos livros didáticos: implicações para o ensino de química

Autores

  • Beatriz Maia de Sousa Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo
  • João Paulo da Silva Souza Graduando em Licenciatura em Química, Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo
  • José Otavio Baldinato Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e93230

Palavras-chave:

História da Ciência, Distorções, Pilha de Daniell, Experimento de Rutherford

Resumo

A história da ciência tem sido usada como importante contribuinte das relações de ensino, embasando uma melhor compreensão da atividade científica. Em muitos casos, porém, a descrição equivocada de episódios históricos pode dificultar o entendimento de conceitos e induzir visões distorcidas do que é a ciência e de como ela é feita. Neste trabalho, compilamos uma lista com 24 experimentos históricos encontrados em livros didáticos (LD) de Química voltados ao Ensino Médio e, a partir da análise de originais e da literatura secundária já produzida por historiadores da ciência, explicitamos diferenças entre as descrições de experimentos presentes nos LD e seus respectivos originais históricos. Os casos analisados envolvem a pilha de Daniell e o experimento com a folha de ouro de Rutherford. Comparando as descrições dadas pelos LD com os originais históricos, verificamos diferenças expressivas, tanto em relação às montagens e aos materiais utilizados pelos cientistas quanto na execução dos experimentos e em sua vinculação com proposições teóricas. No caso de Daniell, a separação da pilha em duas semicélulas conectadas por uma ponte salina representa uma distorção do original histórico que o afasta, também, das representações cotidianas de pilhas elétricas e de qualquer aplicação prática do dispositivo. Já no caso da folha de ouro, identificamos que as ilustrações tradicionais deste experimento representam um híbrido de ao menos quatro montagens realizadas pelo grupo de pesquisa de Rutherford. Também notamos que os LD tratam da proposição do modelo atômico como decorrência deste experimento, o que gera uma distorção da cronologia histórica com viés indutivista, uma vez que o modelo teórico de Rutherford foi proposto antes e alguns desses experimentos foram projetados, justamente, como tentativas de verificação do modelo. Apresentamos pontos em que essas distorções podem prejudicar o entendimento dos alunos e de que forma a fidelidade histórica pode ajudar o trabalho de professores em sala de aula.

Biografia do Autor

Beatriz Maia de Sousa, Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo

Licenciada em Química (2022) pelo Instituto Federal de São Paulo e Mestranda no Programa de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Paulo. Integrou o Grupo Faraday de Pesquisa em Ensino e História da Ciência durante a graduação e conduz pesquisa junto ao Grupo de História das Ciências e Educação em Ciências.

João Paulo da Silva Souza, Graduando em Licenciatura em Química, Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo

Graduando em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de São Paulo e membro do Grupo Faraday de Pesquisa em Ensino e História da Ciência.

José Otavio Baldinato, Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo

Bacharel e Licenciado em Química (2005), possui mestrado (2009) e doutorado (2016) em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Desde 2010, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, atuando em cursos de Licenciatura, Ensino Médio e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCiMA).

Referências

ALFONSO-GOLDFARB A. M.; BELTRAN, M. H. R. (Ed.) Escrevendo a história da ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo: Livraria da Física, EDUC, Fapesp, 2004

ALLCHIN, D. Pseudohistory and pseudoscience. Science & Education, v. 13, p. 179-195, 2004.

ALLCHIN, D. Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, 2011.

BARBOSA, F. T.; AIRES, J. A. A abordagem HFC por meio de estudos de casos históricos: Propostas didáticas para o Ensino de Química. Educação Química en Punto de Vista, v. 1, n. 2, p. 97-120, 2017.

BENEDETTI FILHO. E.; MATSUMOTO, M. Y. Hantaro Nagaoka e o modelo saturniano. Química Nova na Escola, v. 44, n. 1, p. 9-16, 2022.

BOCCHI, N.; FERRACIN, L. C.; BIAGGIO, S. R. Pilhas e Baterias: Funcionamento e Impacto Ambiental. Química Nova na Escola, v. 11, p. 3-9, 2000.

BRAGA, M. B. S. Ensino de eletroquímica no ensino médio em uma abordagem CTS. 2019. 55 f. Monografia (Licenciatura em Química) - Universidade de Brasília, UNB, Brasília, 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHANG, H. How Historical Experiments Can Improve Scientific Knowledge and Science Education: The Cases of Boiling Water and Electrochemistry. Science & Education, v. 20, n. 3, p. 317-341, mar. 2011.

COSTA, M. C. da S. Uma convergência entre história da ciência e ensino de química: o caso da pilha de Daniell. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2021.

COSTA, M. C. da S.; PORTO, P. A. A pilha de Daniell: um estudo de caso histórico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 1650-1673, 2021.

DAGHER, Z. R.; ERDURAN, S. Reconceptualizing the Nature of Science for Science Education - Why does it matter? Science & Education, v. 25, p. 147-164, 2016.

DANIELL, J. F. An Introduction to the study of chemical philosophy: being a preparatory view which concur to produce chemical phenomena. 2. ed. London: Marrison & Company Printers, St. Martin’s Lane, 1843.

DANIELL, J. F. On voltaic combinations. Philosophical Transactions, v. 126, p. 107-124, 1836.

DIAS, L. C. Johannes Wilhelm Geiger (1882-1945). Disponível em: https://www3.unicentro.br/petfisica/2019/09/26/johannes-wilhelm-geiger-1882-1945/. Acesso em: 14 jul. 2023.

DISTLER, R. R. Contribuições de David Ausubel para a Intervenção Psicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 32, n. 98, p. 191-199, 2015.

FIOLHAIS, M. F.; RUIVO, M. DA C. O modelo atômico saturniano de Nagaoka. Gazeta de física, v. 19, p. 6-10, 1996.

GEIGER, H. On the scattering of the α-particles by Matter. Proceedings of the Royal Society A, v. 81, n. 5, p. 174-177, 1908.

GEIGER, H.; MARSDEN, E. On a Diffuse Reflection of the α-particles. Proceedings of the Royal Society A, v. 5, n. I, p. 495-500, 1909.

GEIGER, H.; MARSDEN, E. The Laws of Deflexion of α Particles Through Large Angles. The London Edinburgh, and Dublin Philosophical Magazine and Journal of Science, series 6, v. 25, n. 148, p.604-623, 1913.

GEIGER, H. The Scattering of the α-particles by Matter. Proceedings of the Royal Society A, v. XXIII, n. 3, p. 492-504, 1910.

GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

HACKING, I. Experimentation and Scientific Realism. Philosophical Topics, v. 13, n. 1, p. 71-87, 1982.

HEERING, P. The role of historical experiments in science teacher training: experiences and perspectives. Actes d’història de la ciència i de la tècnica, v. 2, n. 1, p. 389-399, 2009.

HEERING, P. Getting Shocks: Teaching Secondary School Physics Through History. Science & Education, v. 9, p. 363-373, 2000.

HEERING, P.; WITTJE, R. An Historical Perspective on Instruments and Experiments in Science Education. Science and Education, v. 21, n. 2, p. 151-155, 2012.

HIDALGO, J. M; QUEIROZ, D. de M.; OLIVEIRA, M. C. J. de. A História da Ciência no PNLD 2018: O Princípio de Arquimedes como estudo de caso. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 2, p. 1251-1281, 2021.

HODSON, D. Experiments in science and science teaching. Educational Philosophy and Theory, v. 20, n. 2, p. 53-66, 1988.

IRZIK, G.; NOLA, R. A Family Resemblance Approach to the Nature of Science for Science Education. Science & Education, v. 20, n. 7-8, p. 591-607, 2010.

JARDIM, W. T; GUERRA, A. Experimentos Históricos e o Ensino De Física: Agregando Reflexões a partir da Revisão Bibliográfica da Área e da História Cultural da Ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 244-263, 2017.

KRAGH, H. An Introduction to the Historiography of Science. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

LEITE, Á. E.; GARCIA, N. M. D. A formação inicial de professores e o livro didático de Física: passos e descompassos. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 2, p. 411-430, 2018.

LISENKO, B. H. Ernest Marsden (1889-1970). Disponível em:

https://www3.unicentro.br/petfisica/2019/09/20/4406/. Acesso em: 14 jul. 2023.

LÔBO, S. F. O trabalho experimental no ensino de química. Quimica Nova, v. 35, n. 2, p. 430-434, 2012.

LOPES, A. R. C. Bachelard: o filósofo da desilusão. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 248-273, 1996.

MARCONDES, M. E. R.; SOUZA, F. L. DE; AKAHOSHI, L. H. Conteúdos de Eletroquímica e Focos de Ensino Evidenciados por Professores de Química do Ensino Médio. Enseñanza de las Ciencias, n. extra, p. 5673-5678, 2017.

MARQUES, D. M. As investigações de Ernest Rutherford sobre a estrutura da matéria: contribuições para o ensino de química. 2006. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2006.

MARQUES, D. M.; CALUZI, J. J. Ensino de Química e História da Ciência: O Modelo Atômico de Rutherford. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IV, 2003, Bauru. Anais... Bauru, 2003.

MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões.” Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.

MARTINS, M. R.; BUFFON, A. D. A história da ciência no currículo de física do ensino médio. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 1, p. 420-437, 2017.

MARTINS, R. A. Introdução: A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. xxi-xxxiv.

MATTHEWS, M. R. História, filosofía y enseñanza de las ciências: La aproximacion actual. Enseñanza de las ciências, v. 12, n. 2, p. 255-277, 1994.

MELZER, E. E. M. Do Saber Sábio ao Saber a Ensinar: A Transposição Didática dos Modelos Atômicos nos Livros de Química (1931 - 2012). 2012. 554 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Setor de Exatas, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, 2012.

MOURA, B. A. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.

MOURA, C. B. de; GUERRA, A. História Cultural da Ciência: Um Caminho Possível para a Discussão sobre as Práticas Científicas no Ensino de Ciências? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 725-748, 2016.

PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da história da ciência. In: PIETROCOLA, M. (Ed.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed.UFSC, 2001. p. 151-170.

PORTO, P. A. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: em busca dos objetivos educacionais da atualidade. In: O. A. Maldaner; W. L. P. Santos; P. F. L. Machado (Ed.). Ensino de Química em Foco. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2019. p. 141-156.

ROCHA, T. A. S. Material de Apoio Didático para o Ensino de Eletroquímica: Uma elaboração baseada em concepções de um grupo de futuros professores. 2018. 246 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, 2018.

RODRIGUES, A. M.; GIBIN, G. B. Modelos mentais dos alunos sobre a pilha de Daniell: investigação com o aplicativo stop motion. TICs & EaD em Foco, v. 191, n. 686, p. 28-32, 2020.

ROZENTALSKI, E. F. Indo além da Natureza da Ciência: o filosofar sobre a Química por meio da ética química. 2018. 432 f. Tese (Doutorado em Ensino de Química) - Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2018.

RUTHERFORD, E. The scattering of α and β particles by matter and the structure of the atom. The London, Edinburgh, and Dublin Philosophical Magazine and Journal of Science, v. 21, n. 125, p. 669-688, 1911.

SANTOS, W. L. P.; PORTO, P. A. A pesquisa em ensino de química como área estratégica para o desenvolvimento da química. Química Nova, v. 36, n. 10, p. 1570-1576, 2013.

SANTOS, S. de M. S; SÁ, M. B. Z. O Estudo de Conceitos Químicos por meio de uma Abordagem de Temas Cotidianos: Pilhas e Baterias em uma Perspectiva Ambiental. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2016. Curitiba: SEED/PR., 2018. V.1. (Cadernos PDE).

SILVA JUNIOR, A. C.; SILVA, L. L. da. A Transposição Didática do Fenômeno da Radioatividade em Manuais Escolares de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 1, p. 259-287, 2022.

SILVA, V. C. da; VIDEIRA, A. A. P. Como as ciências morrem? Os ataques ao conhecimento na era da pós-verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1041-1073, 2020.

SOUZA, K. A. F. D. Estratégias de comunicação em química como índices epistemológicos: análise semiótica das ilustrações presentes em livros didáticos ao longo do século XX. 2012. 189 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2012.

TARGINO, A. R. L.; BALDINATO, J. O. Abordagem histórica da lei periódica nas coleções do PNLD 2012. Química Nova na Escola, v. 38, n. 4, p. 324-333, 2016.

TOLVANEN, Simo. et al. How to use historical approach to teach nature of Science in chemistry education? Science & Education, v. 23, p. 1605-1636, 2014.

TURIN, J.; AIRES, J. A. Programa Nacional do Livro Didático: um estudo sobre a escolha do livro didático de química por professores da rede pública de ensino de Curitiba. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, v. 21, n. 41, p. 128-152, 2016.

VELLECA, R. F. et al. Investigando as Concepções Alternativas dos Estudantes Sobre Eletroquímica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, V, 2005, Bauru. Atas [...]. Bauru: ABRAPEC, 2006. p871, p.1-11.

VIDAL, P. H. O.; CHELONI, F. O.; PORTO, P. A. O Lavoisier que Não Está Presente nos Livros Didáticos. Química Nova na Escola, n. 26, p. 29-32, 2007.

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Maia de Sousa, B., da Silva Souza, J. P., & Baldinato, J. O. (2023). Experimentos históricos nos livros didáticos: implicações para o ensino de química. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(2), 357–391. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e93230

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)