O advento da astronomia copernicana contextualizado pela visão epistemológica da solução de problemas de Larry Laudan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e93983

Palavras-chave:

Ensino de Ciências/Física, História e Filosofia da Ciência, Larry Laudan, Astronomia Copernicana, Solução de Problemas

Resumo

Este artigo apresenta uma narrativa histórico-filosófica sobre o advento da astronomia copernicana fundamentada na visão epistemológica da solução de problemas de Larry Laudan. Suas justificativas se amparam nas contribuições de Laudan para enfrentar o desafio da necessária renovação do ensino de ciências, em termos de conteúdos, metodologias e objetivos educacionais. Metodologicamente, esta narrativa é forjada por meio de uma ampla investigação teórica sobre a história conceitual da astronomia, da cosmologia e da física. Nesta, são operacionalizados os conceitos laudanianos de problemas empíricos, problemas conceituais e de tradição de pesquisa, observando a moderna historiografia da ciência. Seus resultados e implicações para o ensino de ciências/física se materializam na possibilidade de subsidiar a qualidade das discussões em sala de aula; na abordagem desse episódio histórico em livros didáticos de física; e na promoção de uma perspectiva epistemológica que vê a ciência como uma atividade intelectual e coletiva de solução de problemas.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre dos Santos Batista, Southwest Bahia State University

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Educação em Ciências (UESC). Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor efetivo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Trabalha com formação docente inicial e continuada e com as linhas de pesquisa: Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino, Didática das Ciências; Teorias de Aprendizagem no Ensino de Física.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Batista, C. A. dos S. (2024). O advento da astronomia copernicana contextualizado pela visão epistemológica da solução de problemas de Larry Laudan. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 180–223. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e93983

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física