O protagonismo de Henrietta Leavitt na elaboração da relação período-luminosidade da astronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e94027

Palavras-chave:

Estrelas Variáveis, Ensino de Astronomia, Teoria Ator-Rede, Mulheres nas Ciências

Resumo

Tendo como pilares o Ensino, a História, a Filosofia e a Sociologia das Ciências e a questão de gênero no mundo científico, defende-se que ensino contextualizado à discussão de um acontecimento histórico, no qual uma mulher teve papel central, pode auxiliar no engajamento de mulheres na área. Aqui destaca-se Henrietta Leavitt (1868-1921), uma calculadora do Observatório de Harvard, que nesta função chegou à formulação da Relação Período-Luminosidade (RPL), ferramenta que mais tarde seria essencial para o desenvolvimento de métodos de estimativa de grandes distâncias no espaço. Uma das pessoas que deu continuidade aos estudos sobre esta relação foi Harlow Shapley (1885- 1972), o qual, devido a suas pesquisas, foi muito mais citado pelos pares do que Leavitt. Considerando que existiram relações de gênero ao longo de sua vida e, principalmente, no que diz respeito ao estabelecimento da RPL, aqui se pretende explicitar como Henrietta Leavitt aparece ao longo da história da construção da RPL, através da pesquisa documental, tendo como base de análise das relações sociais a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour e a Epistemologia feminista de Londa Schiebinger. Com isso, nota-se que, possivelmente, para além da pesquisa aprofundada, Harlow Shapley, ganhou mais destaque entre os astrônomos da época por sua influência acadêmica e que a omissão do protagonismo de Henrietta Leavitt vem decrescendo a passos lentos atualmente, devido a estudos da história em que ela se inseria.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Almeida Silvério, B., Sitko, C. M., & Figueirôa, S. F. (2023). O protagonismo de Henrietta Leavitt na elaboração da relação período-luminosidade da astronomia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(3), 670–703. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e94027

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física