Sobre a plausibilidade da hipótese da Metáfora Epistêmica em âmbito intracientífico: o conceito de spin do elétron como estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e96642

Palavras-chave:

Metáfora, Metáfora Epistêmica, Hector Palma, Spin do Elétron

Resumo

A noção hipótese da Metáfora Epistêmica foi originalmente proposta para descrever processos metafóricos subjacentes à produção de conhecimentos científicos. Elaborada por Hector Palma, esta noção apresenta-se como um processo em duas etapas: uma bissociação sincrônica (junção de duas ideias pertencentes a campos conceituais distintos) seguida de uma literalização diacrônica (estabilização de signifcado ao longo do tempo). O objetivo deste trabalho foi verificar a plausibilidade da referida hipótese no âmbito intracientífico da Física. Para tal finalidade, consideramos o episódio referente à gênese do conceito de spin do elétron, proferindo a análise de materiais historiográficos, históricos e didáticos, buscando evidenciar o referido processo metafórico. O tema em questão é relevante por tratar-se de um conceito puramente quântico, ou seja, não possui análogo clássico. Adicionalmente, as pesquisas relacionadas ao ensino de Física Moderna e Contemporânea vêm indicando a necessidade de propostas didáticas voltadas para a formação de professores, que entendemos ser possível explorar por meio da metáfora epistêmica, já que tal objeto põe em evidência elementos históricos, filosóficos e conceituais. A metodologia empregada na análise consistiu em correlacionar trechos (frases, equações, imagens etc.) extraídos da base documental da pesquisa com um conjunto de categorias analíticas que refletem aspectos estruturais e conceituais do fenômeno metafórico investigado. Durante a análise, identificamos 147 trechos que, organizados em 11 categorias analíticas, consubstanciam o objeto metafórico em questão. Assim, consideramos que o resultado da análise indica a plausibilidade da hipótese considerada.

Biografia do Autor

Fábio Bartolomeu Santana, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Possui doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2022), mestrado em Física Nuclear pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Atualmente, é professor do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá, atuando no Ensino Médio Técnico, no Ensino Superior (Curso de Licenciatura em Física) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade e como pesquisador na área de Ensino de Física, História e Filosofia das Ciências.

Henrique César da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física (Unicamp, 1992), Mestre (1995) e Doutor (2002) em Educação (Unicamp). Foi professor de Física na educação básica (ensino médio). Atualmente, é professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). É coordenador-líder do grupo de pesquisa Fluxo (PPGECT/UFSC-CNPq). Atua nos campos da Educação em Ciências e Ensino de Física, nas linhas de pesquisa “Linguagens e Ensino e Epistemologia e História da Ciência e Matemática”.

Frederico Firmo de Souza Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em  Física pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente, é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teorias de Muitos Corpos em sistemas bosônicos e fermionicos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de condensados bosonicos, metodos não perturbativos de teoria de Campos aplicados a fisica de Condensados , movimentos coletivos, metodo de coordenadas geradoras. Atua também na área de Ensino de Física, com temas ligados à modelização e a fenomenologia no ensino de física, ensino de fisica moderna e história e epistemologia da ciência.

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

Santana, F. B., César da Silva, H., & Firmo de Souza Cruz, F. (2024). Sobre a plausibilidade da hipótese da Metáfora Epistêmica em âmbito intracientífico: o conceito de spin do elétron como estudo de caso. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(2), 339–363. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e96642

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física