Metáforas científicas: a hipótese da metáfora epistêmica como um processo subjacente à produção de conhecimento científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e90063

Palavras-chave:

Metáfora, Metáfora Epistêmica, Hector Palma

Resumo

Apresentamos os pressupostos fundamentais e as bases conceituais que estruturam a noção de metáfora epistêmica, hipótese proposta pelo filósofo argentino Hector Palma com o intuito de descrever os processos metafóricos que ocorrem em âmbito científico. Diferentemente das metáforas ordinárias, a noção de metáfora epistêmica incorpora não apenas palavras ou termos, mas estende-se a uma diversificada gama de elementos comumente presentes no âmbito científico, tais como teorias, leis, conceitos, equações, etc. Sua proposição está diretamente relacionada com uma mudança de perspectiva, tanto nas concepções epistêmicas relativas à atividade científica, quanto ao fenômeno metafórico, ocorridas a partir de meados do século XX. Estas mudanças permitem considerar o fenômeno metafórico para além dos limites didático e heurístico, alcançando os âmbitos cognoscitivo e epistêmico. Tomando por base a noção metafórica apresentada por Palma, propomos a noção de metáfora epistêmica intracientífica, ou seja, propomos considerar a metáfora epistêmica no interior de um dado campo científico.

Biografia do Autor

Fábio Bartolomeu Santana, Instituto Federal do Paraná

Possui doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2022), mestrado em Física Nuclear pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Atualmente é professor no Ensino Médio Técnico e no Ensino Superior do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá e pesquisador na área de Ensino de Física.

Henrique César da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciando em Física (Unicamp, 1992), Mestre (1995) e Doutor (2002) em Educação (Unicamp). Foi professor de Física na educação básica (ensino médio). Atualmente, é professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). É coordenador-líder do grupo de pesquisa Fluxo (PPGECT/UFSC-CNPq). Atua nos campos da Educação em Ciências e Ensino de Física, nas linhas de pesquisa “Linguagens e Ensino e Epistemologia e História da Ciência e Matemática”.

Frederico Firmo de Souza Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em  Física pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente, é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teorias de Muitos Corpos em sistemas bosônicos e fermionicos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de condensados bosonicos, metodos não perturbativos de teoria de Campos aplicados a fisica de Condensados , movimentos coletivos, metodo de coordenadas geradoras. Atua também na área de Ensino de Física, com temas ligados à modelização e a fenomenologia no ensino de física, ensino de fisica moderna e história e epistemologia da ciência.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Santana, F. B., Silva, H. C. da, & Cruz, F. F. de S. (2022). Metáforas científicas: a hipótese da metáfora epistêmica como um processo subjacente à produção de conhecimento científico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(3), 859–887. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e90063

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física

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