Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino

Henrique César da Silva, Ketlin Weiss, David Antonio da Costa, Germano Viegas

Resumo


O contexto da EaD e do uso das TIC representa uma rica oportunidade de aprofundar as relações entre a pesquisa em ensino de Física e a produção propriamente dita do ensino de Física em nível superior. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas em ensino de Física na modalidade a distância a partir de levantamento em bancos de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação no país e em periódicos constantes no Qualis. As oito categorias foram baseadas na literatura sobre EaD, em documentos oficiais sobre a modalidade e os processos de avaliação do curso na IES. Entre os resultados, verificamos uma ênfase em estudos relacionados a disciplinas de conhecimentos pedagógicos dos conteúdos e a lacuna em disciplinas de formação nos conteúdos da Física. Outras ênfases, lacunas e tendências são apontadas e discutidas visando contribuir para pesquisas futuras.


Palavras-chave


Educação a distância; Ensino de Física; Revisão bibliográfica

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p708

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >