Produção de conhecimentos sobre ensino de Física na modalidade a distância: tendências, lacunas, perspectivas e relações com a produção do ensino

Autores

  • Henrique César da Silva Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação
  • Ketlin Weiss Mestranda do PPGECT/UFSC
  • David Antonio da Costa UFSC/CED
  • Germano Viegas Mestrando do PPGECT/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p708

Palavras-chave:

Educação a distância, Ensino de Física, Revisão bibliográfica

Resumo

O contexto da EaD e do uso das TIC representa uma rica oportunidade de aprofundar as relações entre a pesquisa em ensino de Física e a produção propriamente dita do ensino de Física em nível superior. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas em ensino de Física na modalidade a distância a partir de levantamento em bancos de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação no país e em periódicos constantes no Qualis. As oito categorias foram baseadas na literatura sobre EaD, em documentos oficiais sobre a modalidade e os processos de avaliação do curso na IES. Entre os resultados, verificamos uma ênfase em estudos relacionados a disciplinas de conhecimentos pedagógicos dos conteúdos e a lacuna em disciplinas de formação nos conteúdos da Física. Outras ênfases, lacunas e tendências são apontadas e discutidas visando contribuir para pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Henrique César da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação

Ketlin Weiss, Mestranda do PPGECT/UFSC

David Antonio da Costa, UFSC/CED

Germano Viegas, Mestrando do PPGECT/UFSC

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem de Física