Trabalhando a materialidade textual na licenciatura em física: como licenciando(a)s escolhem, analisam e propõem textos para o ensino da teoria quântica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72924Resumo
Refletir sobre a materialidade de textos que circulam conhecimentos científicos pode potencializar a criação e as práticas de mediação de leituras de tais textos nos contextos de ensino-aprendizagem. Neste estudo, na perspectiva do entremeio entre epistemologia e linguagem, buscaram-se diálogos entre as teorias de Ludwik Fleck e Mikhail Bakhtin para elaborar uma trajetória analítica para análise de textos que circulam conhecimentos científicos. A trajetória analítica proposta pode possibilitar a professores e pesquisadores, do Ensino Superior ou Educação Básica, melhor compreender os materiais textuais que circulam conhecimentos científicos para assim integrar tais materiais e reflexões às suas práticas de ensino. Com esta perspectiva, é proposta uma sequência de aulas (com foco na discussão da trajetória analítica anteriormente elaborada) para uma disciplina de Metodologia de Ensino de Física de um curso de Licenciatura em Física, e analisada uma atividade que a compõe, envolvendo escolha, análise e proposta de textos no ensino de Física Quântica pelos licenciandos. Como resultados da atividade didática, evidencia-se que as respostas dos estudantes dialogam com diferentes momentos formativos da graduação, sendo que o contexto geral da disciplina (de discussões sobre linguagem, textos e leitura) potencializou os resultados alcançados na atividade didática, na qual os estudantes mobilizaram diferentes elementos da trajetória analítica e conhecimentos sobre textos e práticas de leitura na execução da atividade de seleção e análise material de um texto sobre Física Quântica, a ser inserido no ensino.
Referências
ALMEIDA, M. J. P. M.; RICON, A. E. Divulgação Científica e texto literário – uma perspectiva cultural em aulas de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 10, n. 1, p. 7-13, abr. 1993. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x
ALMEIDA, M. J. P. M.; SORPRESO, T. P. Memória e formação discursivas na interpretação de textos por estudantes de licenciatura. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 1, 2010. Recuperado de:
<https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2184>.
ALMEIDA, M. J. P. M.; SOUZA, S. C.; SILVA, H. C. Perguntas, respostas e comentários dos estudantes: uma estratégia do professor na produção de sentidos em sala de aula. In: NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. (Org.). Analogias, leituras e modelos em ensino de ciências: a sala de aula em estudo. 1. ed. São Paulo: Escrituras, 2006. p. 61-75.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do Ato Responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, M. M.; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BARROS, D. L. P. Contribuições de Bakhtin às teorias do Discurso. In: BRAIT, B. Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2. ed. revista. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. p. 25-36.
BARROS, J. H. A. Conhecimento e Discurso: reflexões sobre articulações entre a epistemologia de Fleck e a Análise de Discurso em Educação Científica e Tecnológica e no Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VIII e CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÊNCIAS, I, 2011, Campinas, SP. Anais...
CASTRO, G. de. Bakhtin e a Análise do Discurso. In: PAULA, L. de; STAFUZZA, G. Da análise do Discurso no Brasil à Análise do Discurso do Brasil: três épocas histórico-analíticas. Uberlândia: EDUFU, 2010. p. 89-118.
CORREIA, D. Textos de divulgação científica: leitura, produção e divulgação de atividades didáticas no espaço do estágio supervisionado em física. 2016. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
DIAS, R. H. A. A física nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa FAPESP: Leituras de Licenciandos. 2009. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
FARACO, C. A. Bakhtin e filosofia. Bakhtiniana, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 45-56, 2017. Recuperado de: <https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/31815/22646>.
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
JARNICKI, P. On the shoulders of Ludwik Fleck? On the bilingual philosophical legacy of Ludwik Fleck and its Polish, German and English translations. The Translator, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/13556509.2015.1126881
JOHANSSON, A.; ANDERSSON, S.; SALMINEN-KARLSSON, M.; ELMGREN, M. “Shut up and calculate”: the available discursive positions in quantum physics courses. Cultural Studies of Science Education, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s11422-016-9742-8
LEITE, A. E.; GARCIA, N. M. D. Leitura na escola. Mas, até em física? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IX, 2009, Curitiba. Anais...
LIMA, M. C. A.; ALMEIDA, M. J. P. M. Articulação de textos sobre nanociência e nanotecnologia para a formação inicial de professores de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, p. 4401, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400019
LIMA, N. W.; NASCIMENTO, M. M.; OSTERMANN, F.; CALVALCANTI, C. J. H. A teoria do enunciado concreto e a interpretação metalinguística: bases filosóficas, reflexões metodológicas e aplicações para os estudos das ciências e para a pesquisa em educação em ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 258-281, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p258
LIMA, N. W. O Lado Oculto do Fóton: a estabilização de um actante mediada por diferentes gêneros do discurso. 2018. 289 p. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
NASCIMENTO, T. G. Contribuições da análise do discurso e da epistemologia de Fleck para a compreensão da divulgação científica e sua introdução em aulas de ciências. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 2, p. 1-18, dez. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070206
MIOTELLO, V. Ideologia. In: BRAIT, B. (Org). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contextos, 2008. p. 167-176.
OLIVEIRA, B. J. de. Os circuitos de Fleck e a questão da popularização da ciência. In: CONDÉ, M. L. L. (Org.). Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. cap. 6.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação de sentidos. 2. ed. Campinas: Editora Pontes, 2005.
RODRIGUES, M. A. A leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física. Ciência & Educação, v. 21, n. 3, p. 765-781, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150030015
SANGIOGO, F. A.; MARQUES, C. A. A não transparência de imagens no ensino e na aprendizagem de química: as especificidades nos modos de ver, pensar e agir. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 57-75, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p57
SETLIK, J. Principais marcas da ciência popular em um livro de divulgação científica sobre física contemporânea. In: SILVA, H. C. (Org.). Ciências, seus textos e linguagens: ensaios sobre circulação e textualização de conhecimentos científicos e matemáticos. 1ed. Curitiba: CRV, 2019. v. 1. p. 81-108.
SETLIK, J.; HIGA, I. Contribuições e Dificuldades de Práticas de Leitura e Escrita para Ensinar e Aprender Física no Ensino Médio: Reflexões à Luz da Cultura Escolar. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 449-482, 2019. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u449482
SILVA, H. C. da. A noção de textualização do conhecimento científico: veredas pelos Estudos da Ciência, conexões pela Educação em Ciências. In: SILVA, H. C. da (Org.) Ciências, seus textos e linguagens: ensaios sobre circulação e textualização de conhecimentos científicos e matemáticos. Curitiba: CRV, 2019.
SILVA, H. C. da. Articulando discurso e epistemologia: a física como discurso. Enseñanza de las ciencias (digital), v. Extra, p. 3543-3548, 2017.
SILVA, H. C. da. Discurso e epistemologia: um olhar sobre as relações entre texto, ciência e escola a partir da noção de textualização. In: CASSIANI, S.; SILVA, H. C. da; PIERSON; A. H. C. (Org.). Olhares para o ENEM na Educação Científica e Tecnológica. 1. ed. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2013. p. 241-269.
SILVA, H. C. da Como, quando e o que se lê em aulas de física no ensino médio: elementos para uma proposta de mudança. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.
SOBRAL, A. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, B. (Org). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contextos, 2008. p. 11-36.
VENEU, A.; FERRAZ, G.; REZENDE, F. Análise de discursos no ensino de ciências: considerações teóricas, implicações epistemológicas e metodológicas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 126-149, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-211720175170106
ZANOTELLO, M. Leitura de textos originais de cientistas por estudantes do Ensino Superior. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 987-1013, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000400014
ZANOTELLO, M.; ALMEIDA, M. J. P. M. Leitura de um texto de divulgação científica em uma disciplina de física básica na Educação Superior. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, n. 15, v. 3, p.113-130, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172013150307
Anexo: Referências dos textos selecionados pelos estudantes participantes
Denise - Folha de São Paulo: “Google diz que seu computador alcançou 'supremacia quântica' e IBM contesta”; Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/10/google-diz-que-seu-computador-alcancou-supremacia-quantica-e-ibm-contesta.shtml
Fernanda - Apostila do Sistema de Ensino COC de Física Moderna com o título: Teoria quântica – Efeito fotoelétrico
Flávio - Caderno Brasileiro de Ensino de Física: “Pinturas de Salvador Dalí para introduzir os conceitos de Mecânica Quântica no ensino médio”: Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n2p509>.
Gisele - Revista Superinteressante: “O experimento mais fantasmagórico da Física Quântica”; Disponível em: <https://super.abril.com.br/blog/alexandre-versignassi/overdadeiro-segredo-da-fisica-quantica/>.
Igor - Site Inovação Tecnológica: “Recorde na superposição quântica nubla fronteira entre quântico e clássico”. Disponível em:
Jeremias - Livro - BEN-DOV, Y. Convite À Física. Capítulo Ondas e Quantas. Coleção Ciência e Cultura, Zahar, 1996, p. 128-141.
John - Livro – GILMORE, R. Alice no país do Quantum, Zahar, 1998.
Luana - Livro – HAWKING, S. O Universo numa casca de Noz. Capítulo “A forma do tempo: A relatividade geral de Einstein dá uma forma ao tempo. Como isso pode ser conciliado com a teoria quântica”. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
Ricardo - Livro – BRYSON, B. Breve história de quase tudo. Capítulo O Átomo Poderoso. São Paulo: Schwarcz, 2015, p. 143-159.
Roberto - Portal Medium: Qual é a equação de Schrodinger e como ela é usada? Disponível em: <https://medium.com/@eltonwade/qual-%C3%A9-a-equa%C3%A7%C3%A3o-de-schrodinger-e-como-ela-%C3%A9-usada-6bc1dfd7351e>.
Selma - Revista Superinteressante: “Mecânica quântica, universos paralelos: a física de “Vingadores: Ultimato”; Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/mecanica-quantica-e-universos-paralelos-a-fisica-de-vingadores-ultimato/>.
Tatiana - Caderno Brasileiro de Ensino de Física: Influências da Física Moderna na obra de Salvador Dalí. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n2p509>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >