Trabalhando a materialidade textual na licenciatura em física: como licenciando(a)s escolhem, analisam e propõem textos para o ensino da teoria quântica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72924

Resumo

Refletir sobre a materialidade de textos que circulam conhecimentos científicos pode potencializar a criação e as práticas de mediação de leituras de tais textos nos contextos de ensino-aprendizagem. Neste estudo, na perspectiva do entremeio entre epistemologia e linguagem, buscaram-se diálogos entre as teorias de Ludwik Fleck e Mikhail Bakhtin para elaborar uma trajetória analítica para análise de textos que circulam conhecimentos científicos. A trajetória analítica proposta pode possibilitar a professores e pesquisadores, do Ensino Superior ou Educação Básica, melhor compreender os materiais textuais que circulam conhecimentos científicos para assim integrar tais materiais e reflexões às suas práticas de ensino. Com esta perspectiva, é proposta uma sequência de aulas (com foco na discussão da trajetória analítica anteriormente elaborada) para uma disciplina de Metodologia de Ensino de Física de um curso de Licenciatura em Física, e analisada uma atividade que a compõe, envolvendo escolha, análise e proposta de textos no ensino de Física Quântica pelos licenciandos. Como resultados da atividade didática, evidencia-se que as respostas dos estudantes dialogam com diferentes momentos formativos da graduação, sendo que o contexto geral da disciplina (de discussões sobre linguagem, textos e leitura) potencializou os resultados alcançados na atividade didática, na qual os estudantes mobilizaram diferentes elementos da trajetória analítica e conhecimentos sobre textos e práticas de leitura na execução da atividade de seleção e análise material de um texto sobre Física Quântica, a ser inserido no ensino.

Biografia do Autor

Joselaine Setlik, Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Física (2013) e mestrado em Educação (2016) pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como professora de Física na Educação Básica pela Secretaria de Educação do Paraná. Atualmente, é estudante de doutorado em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Henrique César da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciando em Física (Unicamp, 1992), Mestre (1995) e Doutor (2002) em Educação (Unicamp). Foi professor de Física na educação básica (ensino médio). Atualmente, é professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). É coordenador-líder do grupo de pesquisa Fluxo (PPGECT/UFSC-CNPq). Atua nos campos da Educação em Ciências e Ensino de Física, nas linhas de pesquisa “Linguagens e Ensino e Epistemologia e História da Ciência e Matemática”.

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Anexo: Referências dos textos selecionados pelos estudantes participantes

Denise - Folha de São Paulo: “Google diz que seu computador alcançou 'supremacia quântica' e IBM contesta”; Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2019/10/google-diz-que-seu-computador-alcancou-supremacia-quantica-e-ibm-contesta.shtml

Fernanda - Apostila do Sistema de Ensino COC de Física Moderna com o título: Teoria quântica – Efeito fotoelétrico

Flávio - Caderno Brasileiro de Ensino de Física: “Pinturas de Salvador Dalí para introduzir os conceitos de Mecânica Quântica no ensino médio”: Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n2p509>.

Gisele - Revista Superinteressante: “O experimento mais fantasmagórico da Física Quântica”; Disponível em: <https://super.abril.com.br/blog/alexandre-versignassi/overdadeiro-segredo-da-fisica-quantica/>.

Igor - Site Inovação Tecnológica: “Recorde na superposição quântica nubla fronteira entre quântico e clássico”. Disponível em:

Jeremias - Livro - BEN-DOV, Y. Convite À Física. Capítulo Ondas e Quantas. Coleção Ciência e Cultura, Zahar, 1996, p. 128-141.

John - Livro – GILMORE, R. Alice no país do Quantum, Zahar, 1998.

Luana - Livro – HAWKING, S. O Universo numa casca de Noz. Capítulo “A forma do tempo: A relatividade geral de Einstein dá uma forma ao tempo. Como isso pode ser conciliado com a teoria quântica”. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

Ricardo - Livro – BRYSON, B. Breve história de quase tudo. Capítulo O Átomo Poderoso. São Paulo: Schwarcz, 2015, p. 143-159.

Roberto - Portal Medium: Qual é a equação de Schrodinger e como ela é usada? Disponível em: <https://medium.com/@eltonwade/qual-%C3%A9-a-equa%C3%A7%C3%A3o-de-schrodinger-e-como-ela-%C3%A9-usada-6bc1dfd7351e>.

Selma - Revista Superinteressante: “Mecânica quântica, universos paralelos: a física de “Vingadores: Ultimato”; Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/mecanica-quantica-e-universos-paralelos-a-fisica-de-vingadores-ultimato/>.

Tatiana - Caderno Brasileiro de Ensino de Física: Influências da Física Moderna na obra de Salvador Dalí. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n2p509>.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Setlik, J., & Silva, H. C. da. (2021). Trabalhando a materialidade textual na licenciatura em física: como licenciando(a)s escolhem, analisam e propõem textos para o ensino da teoria quântica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 538–568. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72924

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física