A noção de controle social em Bachelard: contribuições para a confiança nos consensos científicos

Autores

  • Giovanni Rodrigues da Silva Del Duca Universidade Federal de Santa Catarina
  • Henrique César da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e107142

Palavras-chave:

Epistemologia Bachelard, Realismo como Filosofia Inata, Controle social, Confiança na Ciência

Resumo

Considerando a importância da epistemologia de Bachelard para a educação em ciências, sobretudo as noções de perfil epistemológico e obstáculo epistemológico, notamos que há uma lacuna na educação quanto à discussão da dimensão social em seus estudos. Partindo disso, o interesse deste trabalho é discorrer sobre o modo como a dimensão social aparece no pensamento do autor através da noção de controle social para os conhecimentos científicos, a qual está presente tanto na formação científica quanto nos conhecimentos produzidos pela ciência mais especializada. Para chamar a atenção para esse aspecto do conhecimento, retomamos algumas noções importantes dentro dessa epistemologia: realismo como filosofia inata, retificação e vigilância epistemológica. Nesse sentido, a noção de controle social permite considerar a importância do escrutínio feito pela comunidade científica especializada na produção de conhecimento científico. Por fim, discutimos possíveis desdobramentos da noção de controle social de Bachelard para a educação em ciências quanto ao problema do negacionismo, especialmente, em relação à confiança nos consensos científicos.

Biografia do Autor

Giovanni Rodrigues da Silva Del Duca, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (2016). Atua como bolsista em ensino, pesquisa e extensão. Realiza estudos na área de Epistemologia e História da Ciência, Textualização e Circulação do Conhecimento Científico e Tecnológico e Ensino de Ciências, especialmente, Ensino de Física.

Henrique César da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física pela Unicamp (1992), tendo concluído o mestrado (1997) e o doutorado (2002) em Educação também pela Unicamp. Durante vários anos, foi professor de Física no Ensino Médio em escolas públicas e particulares. Também foi professor e assessor pedagógico do curso de Licenciatura em Física da Universidade Católica de Brasília (2002-2005). Atuou no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp de 2006 a 2011. Atualmente, é professor no Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Foi editor-chefe da revista Ciência e Ensino (ISSN 1980-8631). Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação em Ciências e Ensino de Física, com foco nas relações entre ciência e textos, linguagem e epistemologia, circulação e textualização do conhecimento, buscando compreender as relações da escola com as diferentes textualizações (escritas, audiovisuais, imagéticas) de conhecimentos científico-tecnológicos. Foi coordenador geral do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital (MEC/UFSC). Coordena o grupo de pesquisa FLUXO - Circulação e textualização da ciência e educação científica (CNPq).

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

Duca, G. R. da S. D., & Silva, H. C. da. (2025). A noção de controle social em Bachelard: contribuições para a confiança nos consensos científicos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(2), 505–530. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e107142

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física