Um estudo das ideias de professores acerca da forma da terra e sobre a transição das ideias dos estudantes desde a terra plana ao globo terrestre

Autores

  • João Batista Harres Universidade Federal do Rio Grande
  • Roberta Chiesa Bartelmebs Universidade Federal do Paraná
  • Jairo Luis de Britto Carvalho Mestrando em Ciências Exatas
  • Luis Pereira Mestrando em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, mUFPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e98784

Palavras-chave:

Forma da Terra, Educação em Astronomia, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho analisa as respostas apresentadas por pesquisadores e professores em formação inicial e continuada a um questionário acerca de aspectos sobre a forma da Terra, bem como envolvendo algumas implicações físicas da sua forma e sobre o ensino e a aprendizagem desse tema. Além disso teve como mote a compreensão de como os professores têm lidado com as ideias do movimento negacionista Terraplanista. O questionário foi respondido em evento acadêmico, grupos de pesquisa da área e em aulas da área de educação em Astronomia. No total, 66 sujeitos responderam ao questionário. As análises mostraram um nível adequado dos respondentes em relação ao conhecimento da forma da Terra. No entanto, percebe-se um não reconhecimento acerca de algumas implicações astronômicas da forma redonda da Terra, como é o caso da percentagem do achatamento dos polos. Também percebemos que em situações problemas com exemplos que envolvam distâncias e dilemas físicos, há certa dificuldade com o tamanho relativo da Terra e da sua forma redonda. Dessa forma o questionário apresenta-se como uma ferramenta que permite fomentar essas discussões, levando-nos às esferas pedagógicas e epistemológicas da questão do ensino e da aprendizagem acerca da forma da Terra.

Biografia do Autor

João Batista Harres, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), com estágio pós-doutoral na Universidade de Sevilha (2007). Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul de 2009 a 2022. Atualmente, é professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Matemática, Estatística e Física, Santo Antônio da Patrulha, RS.

Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2008), mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2012) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação, Ensino e Ciências, Universidade Federal do Paraná, atuando na graduação e na pós-graduação. Líder do grupo de pesquisa ENCIMAT: Educação em Ciências, Educação Matemática e TIC's no ensino, atuando na linha de Educação em Astronomia (UFPR).

Jairo Luis de Britto Carvalho, Mestrando em Ciências Exatas

Mestrando em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, RS.

Luis Pereira, Mestrando em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, mUFPR

Mestrando em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas pela Universidade Federal do Paraná, Palotina, PR.

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Publicado

2025-05-12

Como Citar

Harres, J. B., Bartelmebs, R. C., Carvalho, J. L. de B., & Pereira, L. (2025). Um estudo das ideias de professores acerca da forma da terra e sobre a transição das ideias dos estudantes desde a terra plana ao globo terrestre. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(1), 14–40. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e98784

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física