(Science) teacher education in England: technical-rationality and depoliticisation of science education
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.106722Keywords:
Teacher Education, Teacher Work, Science Education, Public Policies, EnglandAbstract
Neste editorial apresentarei um breve panorama das reformas e políticas educacionais relacionadas à formação e ao trabalho de professores na Inglaterra, prestando especial atenção em como elas vêm moldando, nas últimas décadas, a formação e o trabalho de professores de ciências no país baseados em uma perspectiva técnico-racional e apolítica. Como educadora científica atuante tanto na formação inicial quanto na formação contínua de professores na Inglaterra, me preocupo particularmente com o fato de que questões sociocientíficas e de justiça social cada vez mais complexas e interligadas tornaram-se a norma em todo o mundo nas últimas décadas, evidenciando a crescente complexidade das relações entre conhecimento e práticas científicas, desafios e injustiças sociopolíticas. No entanto, como busco examinar neste editorial, as políticas relacionadas aos professores de ciências na Inglaterra parecem permanecer enraizadas em uma perspectiva técnico-racional, frequentemente retratando a ciência e o trabalho dos professores de ciências – incluindo a sua formação – por meio de uma lente positivista, neutras, objetiva e desconectada de questões de poder, de cultura e das estruturas e práticas sociopolíticas.
References
AVELAR, M. O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. Boitempo, 2019. p.73-79.
AVELAR, M.; BALL, S. J. Mapping new philanthropy and the heterarchical state: The Mobilization for the National Learning Standards in Brazil. International Journal of Educational Development, v. 64, p. 65-73, 2019.
BALL, S. J. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes. The Australian Journal of Education Studies, v. 13, n. 2, p. 10-17, 1993.
BALL, S. The teacher’s soul and the terrors of performativity. Journal of Education Policy, v. 18, n. 2, p. 215-228, 2003.
BALL, S. J. Following policy: Networks, network ethnography and education policy mobilities. Journal of Education Policy, v. 31, n. 5, p. 549-566, 2016.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. How schools do policy: Policy enactments in secondary schools. Routledge, 2012.
BAZZUL, J. Political entanglement and the changing nature of science. In: Hansson, L.; Yacoubian, H. A. (Eds.). Nature of Science for Social Justice. Springer International Publishing, 2020. p. 79-95.
BIESTA, G. J. Why ‘what works’ still won’t work: From evidence-based education to value-based education. Studies in Philosophy and Education, v. 29, p. 491-503, 2010.
CLARKE, M. The subordination of teacher identity: Ethical risks and potential lines of flight. Teachers & Teaching, v. 29, n. 3, p. 241-258, 2023.
CLARKE, M.; LYON, C. H. The evil of authoritarian education: Banality and compliance in the neoliberal era. Forum, v. 65, n. 1, p. 130-139, 2023.
COWEN, N. For whom does “what works” work? The political economy of evidence-based education. In The Evidential Basis of “Evidence-Based Education”. Routledge, 2020. p. 81-98.
Department for Education/DfE. (2013). National Curriculum - Science. Retrieved March 24, 2025, from https://www.gov.uk/government/publications/national-curriculum-in-england-science-programmes-of-study.
Department for Education/DfE. (2019/2021). Early Career Framework. Retrieved March 24, 2025, from https://assets.publishing.service.gov.uk/media/60795936d3bf7f400b462d74/Early-Career_Framework_April_2021.pdf.
Department for Education/DfE. (2019/2021). Initial Teacher Training Core Content Framework. Retrieved March 24, 2025, from https://www.gov.uk/government/publications/initial-teacher-training-itt-core-content-framework
Department for Education/DfE. (2022). Political impartiality in schools. Retrieved Marchj 24, 2025, from https://www.gov.uk/government/publications/political-impartiality-in-schools/ political-impartiality-in-schools.
DUNLOP, L.; RUSHTON, E. A. Putting climate change at the heart of education: Is England's strategy a placebo for policy? British Educational Research Journal, v. 48, n. 6, p. 1083-1101, 2022.
DUNLOP, L.; ATKINSON, L.; MALMBERG, C.; TURKENBURG-VAN DIEPEN, M.; URBAS, A. Treading carefully: the environment and political participation in science education. Cultural Studies of Science Education, p. 1-23, 2024.
FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis. In The Routledge handbook of discourse analysis. Routledge, 2013. p. 9-20.
FILIPE, F. A.; SILVA, D. D. S.; COSTA, Á. D. C. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 29, p. 783-803, 2021.
HORDERN, J.; BROOKS, C. The core content framework and the ‘new science’ of educational research. Oxford Review of Education, v. 49, n. 6, p. 800-818, 2023.
HORDERN, J.; BROOKS, C. Towards instrumental trainability in England? The ‘official pedagogy’of the Core Content Framework. British Journal of Educational Studies, v. 72, n. 1, p. 5-22, 2024.
LINGARD, B.; SELLAR, S. Globalization, edu-business and network governance: the policy sociology of Stephen J. Ball and rethinking education policy analysis. London Review of Education, v. 11, n. 3, p. 265-280, 2013.
MAGUIRE, M.; BALL, S.; BRAUN, A. Behaviour, classroom management and student ‘control’: Enacting policy in the English secondary school. International Studies in Sociology of Education, v. 20, n. 2, p. 153-170, 2010.
MOURA, C. B. (Ed.). A Sociopolitical Turn in Science Education: Towards Post-pandemic Worlds. Springer Nature, 2025.
REZENDE, F.; OSTERMANN, F. Hegemonic and counter-hegemonic discourses in science education from the perspective of a post-critical curriculum theory. Cultural Studies of Science Education, v. 15, p. 679-694, 2020.
TARLAU, R.; MOELLER, K. ‘Philanthropizing’ consent: how a private foundation pushed through national learning standards in Brazil. Journal of Education Policy, v. 35, n. 3, p. 337-366, 2020.
UNSWORTH, R.; CLARKE, M.; HANSEN, D. R. Immunitas and (un)desirable teacher knowledge in teacher education. European Journal of Education, v. 59, n. 1, e12577, 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >
