Investigando o uso do ciclo da experiência Kellyana na compreensão do conceito de difração de elétrons

Autores

  • Marcos Antônio Barros Facisa; UEPB - Campina Grande - PB
  • Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos UFRPE - Recife - PE

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de verificar as mudanças que ocorrem nas concepções de licenciandos em Física sobre difração de elétrons, quando utilizam o Ciclo da Experiência Kellyana. As cinco etapas desse Ciclo (antecipação, investimento, encontro, confirmação ou desconfirmação e revisão construtiva) foram distribuídas em dez reuniões, com duração média de duas horas cada, durante as quais foram acompanhadas as concepções dos alunos, desde as iniciais, detectadas através de um pré-teste, até as concepções mantidas ao término da intervenção didática, através de um pós-teste e de uma entrevista. Foram investigados, inicialmente, cinco alunos de Física Moderna e dez de Mecânica Quântica, do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande, obtendo-se concepções sobre difração de elétrons semelhantes às descritas em pesquisas anteriores. As etapas posteriores do Ciclo da Experiência Kellyana foram aplicadas apenas a sete alunos de Mecânica Quântica, cujas concepções sofreram mudanças na direção de uma maior articulação entre as visões corpuscular e ondulatória da matéria,o que possibilitou uma compreensão menos fragmentada e mais significativa do assunto.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Barros, Facisa; UEPB - Campina Grande - PB

Graduação em LICENCIATURA EM FISICA pela Universidade Estadual da Paraíba (1985), Especialização em Ensino das Ciências (UEPB - 1992) e Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos, UFRPE - Recife - PE

Graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco (1985) , mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Ensino de Física pela University Of Surrey (1992) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-08-25

Como Citar

Barros, M. A., & Bastos, H. F. B. N. (2008). Investigando o uso do ciclo da experiência Kellyana na compreensão do conceito de difração de elétrons. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(1), 26–49. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1549

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)