Primary sources in Physics teaching: considerations and examples of proposals

Authors

  • Giovanninni Leite de Freitas Batista Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira Drummond Departamento de Física Teórica e Experimental, UFRN
  • Daniel Brito de Freitas Departamento de Física Teórica e Experimental, UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p663

Abstract

Primary sources are not anymore official documents which contain "the truth about the past”. They are conceived as culturally produced artifacts which reflect the intentions of the groups that originated them. They are essential to the interpretive work accomplished by historians and historians of science. In the educational context, the use of primary sources from that perspective has been taking place in History teaching. Students are often invited to a diachronic interpretation of documents. In contrast, the use of this kind of material is still rare in initiatives for advancing History and Philosophy of Science in Physics teaching. In addition, there are gaps regarding reflections on the didactic use of these sources in Physics classes according to a non-illustrative perspective. An investigative approach would match to historiographical assumptions and updated educational goals. Investigative dialogical activities, based on diachronic interpretation of documents can encourage curiosity and imagination of the students about the construction of scientific knowledge, evoking elements usually absent in textbooks. The present work addresses these points and discusses didactic possibilities of using sources related to the History of Vacuum and Air Pressure.

Author Biographies

Giovanninni Leite de Freitas Batista, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRN. Atualmente trabalha como professor efetivo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira Drummond, Departamento de Física Teórica e Experimental, UFRN

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestre em Historia da Ciência (2001/FAPESP) e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência (2005/FAPESP) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP (2005-2007/FAPESP) e na PUC-SP (2007-2008/FAPESP). Foi coordenadora de área do PIBID-Física CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte entre 2010 e 2012. Atualmente é professora pesquisadora no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência (www.hfcjhidalgo.com). É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (www.ghtc.usp.br).

Daniel Brito de Freitas, Departamento de Física Teórica e Experimental, UFRN

Pós-Doutor e Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com período de Doutorado Sandwich no Observatório Astrofisico di Arcetri, Florença, Itália na área de determinação de abundância química em estrelas evoluídas de aglomerados abertos. As principais fontes de investigação são Astrofísica Estelar e Mecânica Estatística. Em Astrofísica Estelar trabalha com Rotação Estelar, Formação Estelar (especificamente IMF) e Exoplanetologia. Em Mecânica Estatística trabalha com modelos dinâmicos em Sistemas Complexos em Séries Temporais com aplicação em Astrofísica e Geofísica de Terremotos. Dentro da Teoria de Sistemas Complexos aplica métodos e teorias, tais como, MFDFA (análise multifractal) e Mecânica Estatística Não-Extensiva também nos cenários da Astrofísica e da Dinâmica de Terremotos. Trabalha com diferentes linguagens de programação: FORTRAN, MatLab e R. Mais recentemente, está trabalhando na área de Astroestática desenvolvendo pacotes de software na linguagem R para aplicação em séries temporais astrofísicas utilizando conceitos de Sistemas Complexos e Transição de Fase. Atualmente é pesquisador e professor Adjunto II DE do DFTE-UFRN onde também atua como coordenador do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Published

2015-10-23

How to Cite

Batista, G. L. de F., Drummond, J. M. H. F., & Freitas, D. B. de. (2015). Primary sources in Physics teaching: considerations and examples of proposals. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(3), 663–702. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p663

Issue

Section

História e Filosofia da Ciência

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