A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão
Abstract
Pretende-se, com este artigo, criar um espaço de reflexão relativamente ao papel do trabalho experimental no processo de ensino/aprendizagem de ciências, em particular da Física, e as suas implicações na formação de professores É hoje em dia reconhecido que o trabalho experimental, quando conduzido numa perspectiva em que, através da aprendizagem fundamental dos conteúdos científicos, os alunos possam desenvolver capacidades científicas necessárias para atuarem de um modo eficaz na sociedade em que estão inseridos, constitui um meio por excelência para a criação de oportunidades para o desenvolvimento dessas mesmas capacidades. Depois de uma análise sobre o que é pedido pela sociedade aos atuais recém-licenciado, após a sua formação acadêmica, apresentam-se alguns resultados de investigação, conduzidos em Portugual, que proporcionam uma reflexão sobre as finalidades da experimentação no ensino das ciênciasDownloads
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Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >