A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão

Autores/as

  • Marília Fernandes Thomaz Universidade de Aveiro - Portugal

Resumen

Pretende-se, com este artigo, criar um espaço de reflexão relativamente ao papel do trabalho experimental no processo de ensino/aprendizagem de ciências, em particular da Física, e as suas implicações na formação de professores É hoje em dia reconhecido que o trabalho experimental, quando conduzido numa perspectiva em que, através da aprendizagem fundamental dos conteúdos científicos, os alunos possam desenvolver capacidades científicas necessárias para atuarem de um modo eficaz na sociedade em que estão inseridos, constitui um meio por excelência para a criação de oportunidades para o desenvolvimento dessas mesmas capacidades. Depois de uma análise sobre o que é pedido pela sociedade aos atuais recém-licenciado, após a sua formação acadêmica, apresentam-se alguns resultados de investigação, conduzidos em Portugual, que proporcionam uma reflexão sobre as finalidades da experimentação no ensino das ciências

Publicado

2000-01-01

Cómo citar

Thomaz, M. F. (2000). A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 17(3), 360–369. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6767

Número

Sección

Artigos