Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagem

Authors

  • Regina Helena P. Costa E. E. Cap. Pedro Monteiro do Amaral - São Paulo
  • Daniel Iunes Raimann UDESC - Santa Catarina
  • Paulo Ricardo Alcântara Goulart CEFET/Pelotas - Rio Grande do Sul
  • Sérgio Mathias UFPEL - Rio Grande do Sul

Abstract

Alunos do segundo semestre do Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal de Pelotas, assumiram aulas de apoio para alunos de uma escola da rede municipal de Pelotas. Os alunos com notas iguais ou inferiores à média em suas provas eram indicados pela coordenação da área de Física da escola. Para cada aula eram preparados textos, folhas de exercícios e experiências, sob a orientação do responsável do projeto de extensão. Todo o material foi preparado buscando a produção do conhecimento . As aulas foram ministradas na própria escola, uma tarde por semana. Após cada atividade era realizada uma avaliação onde eram discutidos aspectos como a postura do estagiário, o seu domínio de conteúdo, a qualidade e a adequação do material utilizado. A avaliação final feita através de questionário escrito, foi altamente positiva tanto para os estudantes do segundo grau, como para os futuros professores de Física.

Author Biographies

Daniel Iunes Raimann, UDESC - Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Pelotas (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Paulo Ricardo Alcântara Goulart, CEFET/Pelotas - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Pelotas (1995) , curso-tecnico-profissionalizante pela Escola Técnica Federal de Pelotas (1989) , ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Estadual de 1º Grau Coronel Pedro Osório (1986) e ensino-medio-segundo-grau pela Escola Técnica Federal de Pelotas (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

1994-01-01

How to Cite

Costa, R. H. P., Raimann, D. I., Goulart, P. R. A., & Mathias, S. (1994). Pré-estágio para alunos do curso de física da ufpel: uma contribuição para o processo de aprendizagem. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 11(1), 52–56. Retrieved from https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7268

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)