Didatic Sequence Proposal for Hydrostatics: Active Learning Highlighted in Physics Teaching

Authors

  • Alberto Silva Cid Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0001-7690-0054
  • Márcio Pizzi Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Valença, RJ
  • Thiago Corrêa Lacerda Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Niterói, RJ
  • Erichardson Tarocco de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e73263

Abstract

The Science Teaching sometimes is not very exciting due to the absence of interactive activities, capable of exploring experimental and investigative aspects of the contents. In this sense, this article proposes a didactic sequence for the Hydrostatic teaching which is guided by three learning methodologies: Predict-Observe-Explain, Peer Instruction, and Just-in-Time teaching. The sequence was applied to two high school classes of the federal education system. In addition, reading tests and conceptual tests were applied in order to verify assimilation of the contents. For a quantitative measurement of the results, one made an analyze of the hit rates of these tests through reports generated by Plickers. Finally, the students have became more engaged and the statistics results show that three integrated methodologies allow better assimilation of the concepts and definitions of the Hydrostatic.

Author Biographies

Alberto Silva Cid, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Possui doutorado (2015), mestrado (2011), Licenciatura (2010) e bacharelado (2010) em Física pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente integra o quadro de professores permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (CEFET/RJ), onde leciona para turmas de ensino médio integrado e graduação em Engenharia de Alimentos. Está vinculado à pós-graduação em ensino: Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino. Tem experiência em Física Nuclear aplicada a Ciências Ambientais e da Vida. Na área de ensino, trabalha e realiza pesquisa sobre metodologias de aprendizagem ativa tais como o POE, o PEER INSTRUCTION e o Ensino sob Medida. 

Márcio Pizzi, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Valença, RJ

Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na área de Música e Educação. Realizou o Bacharelado em Música Popular Brasileira e a Licenciatura em Música, ambos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou por quatro anos no departamento de Propaganda e Marketing como professor concursado da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). É atualmente professor EBTT do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, na unidade Valença. Tem experiências nas áreas de produção musical, tecnologias digitais e recursos na área de educação musical. Tem por interesse de pesquisa metodologias de aprendizagem, interdisciplinaridade e mercado musical.

Thiago Corrêa Lacerda, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Niterói, RJ

Doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense. Adquiriu grau de mestre, bacharel e licenciado pela mesma universidade.  Tem experiência em aplicações de Física das Radiações, Ensino de Ciência e Educação Inclusiva. Em Física das Radiações, trabalha com espectrometria de radiação gama e no uso de radionuclídeos como rastreadores, enquanto que, na área de ensino, dedica-se ao desenvolvimento de práticas experimentais e o uso de tecnologias. Atualmente, é professor do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Niterói. Está credenciado ao Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão da UFF, com ênfase em ambientes inclusivos e altas habilidades e notório saber. Também é colaborador do Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais.

Erichardson Tarocco de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Física-Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Adquiriu grau de licenciado também pela UFJF. Tem experiência em educação à distância como tutor pela Universidade Federal de Itajubá no curso de Física e como coordenador dos cursos técnicos à distância ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IFSUDESTEMG). Atualmente, é professor EBTT do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, na unidade Valença e possui interesse em temas relacionados ao Ensino de Física e Física Matemática.

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Published

2021-03-25

How to Cite

Cid, A. S., Pizzi, M., Lacerda, T. C., & de Oliveira, E. T. (2021). Didatic Sequence Proposal for Hydrostatics: Active Learning Highlighted in Physics Teaching. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 422–445. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e73263

Issue

Section

Desenvolvimento de materiais educativos