A produção de artigos de ensino de Física no estado do Acre: motivações e avanços
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74584Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão sistemática, no período de 2005 a 2019, da produção de artigos de Ensino de Física no Acre. A revisão sistemática permite uma revisão de literatura com rigor científico. A produção científica dessa área no estado iniciou no ano de 2015 e, desde então, os temas mais pesquisados em Ensino de Física no Acre são: atividades lúdicas (30%), formação docente (25%), Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs – (25%), atividades experimentais (15%) e avaliação (5%). Dos 20 trabalhos selecionados, 60% foram produzidos por licenciandos e 40% por discentes dos mestrados profissionais existentes na UFAC, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF Polo-59) e o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). Notou-se que o PIBID, residência pedagógica e os mestrados profissionais contribuem para a mudança de atitude dos docentes e licenciados. Além disso, ficou evidente a contribuição da Universidade Pública para a produção científica.
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