História e Filosofia da Ciência e sua (não) presença na Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85851%20

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência, Formação de Professores, BNC-Formação, Currículo

Resumo

Neste estudo discutimos sobre a inserção da História e Filosofia das Ciências (HFC) nas novas diretrizes curriculares nacionais (DCN) para a formação de professores e na atual Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), aprovadas em dezembro de 2019 com o objetivo de promover mudanças, supostamente necessárias, na formação inicial dos professores nos diferentes sistemas de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter documental, em que, por meio da metodologia de Análise de Conteúdo (AC), buscamos identificar de que forma a HFC é inserida na Resolução CNE/CP nº 2/2019, que definiu e instituiu as novas DCN e a BNC-Formação, analisando trechos do documento que possam apresentar traços de sua possível presença de acordo com as categorias analíticas desenhadas para a pesquisa. Para fundamentar o debate deste artigo, inicialmente abordamos sobre a inclusão da HFC em programas de Ensino de Ciências e de formação de professores de Ciências e, em seguida, descrevemos o contexto de formulação, as exigências normativas, a estrutura e o conteúdo da resolução. Os resultados obtidos em nossa pesquisa indicaram que há poucas menções da História e Filosofia das Ciências no documento analisado, nos quais os registros encontrados, em sua maioria, aparecem como parte das competências e habilidades e estão relacionados ao papel social e cultural da ciência. Com discussões rasas, práticas e superficiais, concluímos que há uma não-presença da HFC no documento, com severas lacunas que podem impossibilitar uma formação crítica dos educadores e de seus educandos.

Biografia do Autor

Rafael Moreira Siqueira, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Química – Licenciatura – pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestrado em Ciências, na área de Física e Química de Materiais na Universidade Federal de São João Del Rei e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências na Universidade Federal da Bahia, com pesquisa sobre currículo de Química, com análises e intervenções na formação de professores. É Professor Adjunto na Universidade Federal da Bahia (UFBA), da área de Ensino de Química, e professor efetivo no Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Já atuou como Professor na UFRB, no qual atuou como Coordenador de Gestão do PIBID/UFRB e como vice-coordenador do Curso de Licenciatura de Química da UFRB. Membro do PEQUI – Grupo de Pesquisa, Extensão e Educação em Ensino de Química. Tem experiência em ensino de Química a nível superior (educação presencial e a distância), médio e pré-vestibular, bem como em indústria química como químico de Desenvolvimento. Como principais áreas de pesquisa, situam-se: ensino de Química, currículo, pedagogia histórico-crítica, formação de conceitos, alfabetização e divulgação científica, formação de professores de Ciências/Química.

 

Laiza Ribeiro Pinheiro, Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes

Mestranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em Ensino de Ciências pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto; Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto; Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Graduanda em Licenciatura em Biologia pelo Centro Educacional FAVENI. Tem interesse por pesquisas nas áreas de Ensino de Ciências, Formação Inicial de Professores de Ciências/Química e Currículo, tendo como foco o Estudo das Novas Políticas Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores de Química. Atualmente, é professora de Química (REDA/20h) do Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes (CEGNN).

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Siqueira, R. M., & Pinheiro, L. R. . (2022). História e Filosofia da Ciência e sua (não) presença na Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação). Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 518–550. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85851

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física