History and Philosophy of Science and its (non) presence at the Common National Base for Teacher Training (BNCFP)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85851%20

Keywords:

History and Philosophy of Science, Teacher Training, Curriculum

Abstract

In this study we discuss the insertion of History and Philosophy of Sciences (HFS) in the new national curriculum guidelines (DCN) for teacher training and in the current National Common Base for Basic Education Teacher Training (BNC-Formação), approved in December 2019 with the objective of promoting changes, supposedly necessary, in the initial training of teachers in the different educational systems. This is a qualitative documentary research, in which, through Content Analysis (CA) methodology, we aimed to identify how the HFS is inserted in the Resolution CNE/CP No. 2/2019, which defined and instituted the new DCN and the BNC-Formação, analyzing excerpts from the document that may present traces of their possible presence according to the analytical categories designed for the research. To support the debate in this article, we initially address the inclusion of HFS in science teaching and science teacher training programs and then describe the formulation context, regulatory requirements, structure and content of the resolution. The results obtained in our research indicated that there are few mentions of the History and Philosophy of Science in the analyzed document, in which the records found, for the most part, appear as part of the competencies and skills and are related to the social and cultural role of science. With shallow, practical and superficial discussions, we conclude that there is a non-presence of the HFS in the document, with severe gaps that can make it impossible for educators and their students to be critically educated.

Author Biographies

Rafael Moreira Siqueira, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Química – Licenciatura – pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestrado em Ciências, na área de Física e Química de Materiais na Universidade Federal de São João Del Rei e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências na Universidade Federal da Bahia, com pesquisa sobre currículo de Química, com análises e intervenções na formação de professores. É Professor Adjunto na Universidade Federal da Bahia (UFBA), da área de Ensino de Química, e professor efetivo no Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Já atuou como Professor na UFRB, no qual atuou como Coordenador de Gestão do PIBID/UFRB e como vice-coordenador do Curso de Licenciatura de Química da UFRB. Membro do PEQUI – Grupo de Pesquisa, Extensão e Educação em Ensino de Química. Tem experiência em ensino de Química a nível superior (educação presencial e a distância), médio e pré-vestibular, bem como em indústria química como químico de Desenvolvimento. Como principais áreas de pesquisa, situam-se: ensino de Química, currículo, pedagogia histórico-crítica, formação de conceitos, alfabetização e divulgação científica, formação de professores de Ciências/Química.

 

Laiza Ribeiro Pinheiro, Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes

Mestranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em Ensino de Ciências pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto; Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto; Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Graduanda em Licenciatura em Biologia pelo Centro Educacional FAVENI. Tem interesse por pesquisas nas áreas de Ensino de Ciências, Formação Inicial de Professores de Ciências/Química e Currículo, tendo como foco o Estudo das Novas Políticas Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores de Química. Atualmente, é professora de Química (REDA/20h) do Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes (CEGNN).

References

ALBINO, A. C. A.; SILVA, A. F. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 137-153, 2019.

ALENCAR, S. O. T. História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino da Física: formação e prática docente de professores da educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

AGUIAR, M. A. S.; DOURADO, L. F. (Org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: NPAE, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. MEC/CNE/CP. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. 2002.

BRASIL. MEC/CNE/CP. Resolução N. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2ª versão revista. Brasília, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 07 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica. 2018a. Disponível em: https://formacaoprofessordotcom.files.wordpress.com/2018/12/BNC-Formac¸ao-de-Professores-V0.pdf. Acesso em: 07 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 07 fev. 2022.

BRASIL. MEC/CNE/CP. Parecer CNE/CP Nº 22/2019, aprovado em 7 de novembro de 2019. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=133091-pcp022-19-3&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 fev. 2022.

BRASIL. MEC/CNE/CP. Resolução N. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 2020, Seção 1, p. 46-49. 2020.

CALDEIRA, A. M. A.; PRESTES, M. E. B. A importância da história da ciência na educação científica. Filosofia e História da Biologia, v. 4, n. 1, p. 1-16, 2009.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PEREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

COIMBRA, C. M. Os Modelos de Formação de Professores/as da Educação Básica: quem formamos? Educação & Realidade, v. 45, n. 1, p. 1-22, 2020.

COSTA, E. M.; MATTOS, C. C.; CAETANO, V. N. S. Implicações da BNC-formação para a universidade pública e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. esp., p. 896-909, 2021.

EVANGELISTA, O.; FIERA, L.; TITTON, M. Diretrizes para formação docente é aprovada na calada do dia: mais mercado. 2019. Disponível em: https://universidadeaesquerda.com.br/debate-diretrizes-para-formacao-docente-e-aprovada-na-calada-do-dia-mais-mercado/. Acesso em: 02 nov. 2021.

FARIAS, I. M. S. O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica. Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 155-168, 2019.

FREIRE JR., O. A relevância da filosofia e história das ciências para a formação dos professores de Ciências. In: SILVA FILHO, W. J. (Org.) Epistemologia e Ensino de Ciências. Salvador: Arcádia/UCSal, 2002. p. 13-30.

GONÇALVES, S. R. V.; MOTA, M. R. A.; ANADON, S. B. A Resolução CNE/CP, n. 2/2019 e os retrocessos na formação de professores. Revista Formação em Movimento, v. 2, n. 4, p. 360-379, 2020.

GUARNIERI, P. V. A articulação da História e da Filosofia da Ciência e o Ensino em cursos de Licenciatura em Química de uma universidade pública do Estado de São Paulo. 2018. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru.

GUARNIERI, P. V. et al. História e filosofia da ciência na educação básica: reflexões a partir da Base Nacional Comum Curricular. Alexandria, v. 14, n. 2, p. 331-356, 2021.

HIDALGO, M. R. et al. A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos. Interacções, v. 11, n. 39, p. 405-417, 2015.

HODSON, D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de laboratorio. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 12, n. 3, p. 299-313, 1994.

LABURU, C. E.; CARVALHO, M. Educação científica: controvérsias construtivistas e pluralismo metodológico. Londrina: EDUEL, 2005.

LEITE, M. B.; SOARES, M. H. F. B. Contextualização: para além das narrativas sistêmicas a favor da interdisciplinaridade. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 2, p. 56-75, 2021.

LEITE, M. R. V. et al. Base Nacional Comum Curricular e História e Filosofia da Ciência: tipos de abordagens presentes no tópico Ciências da Natureza e suas Tecnologias. In: ENCONTRO PAULISTA DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA, 10., 2019, Bauru. Anais [...]. Bauru: Unesp, 2019. p. 35-42.

LOPES, A. R. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.

MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

MARTINS, A. F. P. História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades. Educação: teoria e prática, v. 22, n. 40, p. 05-25, 2012.

MASSENA, E. P. A formação inicial de professores de química pensada a partir de alguns pressupostos do educar pela pesquisa. Educação Unisinos, v. 19, n. 1, p. 45-56, 2015.

MATTHEWS, M. R. Historia, filosofía y enseñanza de las ciencias: la aproximación actual. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 12, n. 2, p. 255-277, 1994.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MATTHEWS, M. R. (Ed.). History, philosophy and science teaching: New perspectives. Cham: Springer, 2017.

MAYER, K. C. M. et al. Dificuldades encontradas na disciplina de Ciências Naturais por alunos do ensino fundamental de escola pública da cidade de Redenção - PA. Revista Lugares de Educação, v. 3, n. 6, p. 230-241, 2013.

MORADILLO, E. F. A dimensão prática na licenciatura em Química da UFBA: possibilidades para além da formação empírico-analítica. 2009. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOREIRA, S.; BRICCIA, V. Formação continuada de professores de ciências: indicando caminhos. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, v. extra, s. p., 2018.

OLIVEIRA, S. M. S.; SILVA, C. D. M. Formação de professores em tempos de retrocesso: o que dizem os documentos oficiais? Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 141-152, 2021.

OSTERMANN, F.; REZENDE, F. BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC-Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 1381-1387, 2021.

PEREIRA, S. M. Educação Básica e formação docente no contexto das exigências do mundo do trabalho: a formação por competências em análise. Cadernos de Educação, n. 33, p. 57-79, 2009.

POSNER, G. J. et al. Accommodation of a Scientific Conception: Toward a Theory of Conceptual Change. Science Education, v. 66, n. 4, p. 211-227, 1982.

RAMOS, M. N.; FRIGOTTO, G. Medida Provisória 746/2016: a contra-reforma do ensino médio do golpe de estado de 31 de agosto de 2016. Revista HISTEDBR On-line, v. 16, n. 70, p. 30-48, 2017.

RODRIGUES, L. S.; PEREIRA, B.; MOHR, A. O documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): dez razões para temer e contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1-39, 2020.

RODRIGUES, L. S.; PEREIRA, B.; MOHR, A. Recentes imposições à formação de professores e seus falsos pretextos: as BNC formação inicial e continuada para controle e padronização da docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. 1-39, 2021.

SÁ, L. V. O uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma análise dos trabalhos presentes na Química Nova na Escola à luz da Teoria da Atividade. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

SANTOS, L. S. et al. As contribuições da História e Filosofia da Ciência na Formação de Professores: uma análise em periódicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 3, p. 355-378, 2017.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (Org.) A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a BNCC. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 7-30.

SILVA, E. L. Contextualização no ensino de Química: ideias e proposições de um grupo de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SILVA, J. L. P. B. et al. A dimensão prática da formação na Licenciatura em Química da Universidade Federal da Bahia. In: ECHEVERRÍA, A.; ZANON, L. B. (Org.). Formação superior em Química no Brasil. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

SIMIONATO, M. F.; HOBOLD, M. S. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores: padronizar para controlar? Práxis Educacional, v. 17, n. 46, p. 72-88, 2021.

SIQUEIRA, R. M. Currículo e Políticas Curriculares para o Ensino Médio e para a disciplina Química no Brasil: uma análise na perspectiva histórico-crítica. 2019. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

SOUSA, F. G. A. et al. Possíveis implicações da Base Nacional Comum Curricular para a formação dos professores da Educação Básica. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2020.

WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.

ZANK, D. C. T.; MALANCHEN, J. A Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e o retorno da pedagogia das competências: uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.) A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a BNCC. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 131-160.

Published

2022-08-15

How to Cite

Siqueira, R. M., & Pinheiro, L. R. . (2022). History and Philosophy of Science and its (non) presence at the Common National Base for Teacher Training (BNCFP). Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 518–550. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e85851

Issue

Section

Formação de Professores de Ciências/Física