Ensinando Física moderna no ensino médio: efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro

Autores

  • Eduardo de Campos Valadares UFMG - Minas Gerais
  • Alysson Magalhães Moreira Colégio Estadual Maestro Villa Lobos - MG

Resumo

São apresentadas sugestões, conceituais e práticas, de como introduzir no segundo grau tópicos de Física Moderna relacionados com o cotidiano dos alunos. É dada uma ênfase especial a experiências de baixo custo e que permitem uma vivência direta de alguns dos princípios subjacentes à tecnologia atual.

Biografia do Autor

Eduardo de Campos Valadares, UFMG - Minas Gerais

Física - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1981), doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987) e pós-doutorados na USP e na Universidade de Nottingham (Reino Unido).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Valadares, E. de C., & Moreira, A. M. (2004). Ensinando Física moderna no ensino médio: efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 359–371. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10026