Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica

Autores/as

  • Flaminio de Oliveira Rangel Universidade Federal de São Paulo Dep.de Ciências Exatas e da Terra Setor de Educação em Ciências
  • Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos Universidade Federal de São Paulo Dep.de Ciências Exatas e da Terra Setor de Educação em Ciências
  • Carlos Eduardo Ribeiro Universidade Federal de São Paulo Dep.de Ciências Exatas e da Terra Setor de Educação em Ciências

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p651

Resumen

O artigo aborda aspectos teóricos subjacentes ao uso das TDIC no ensino de Física/Ciências em um recorte das práticas de Educação a Distância. Nesse contexto, o artigo aponta que a mediação efetivada por meio de mecanismos inéditos de comunicação e interação humana trazidos pelas TDIC se torna mais ampla e complexa, ao incorporar novas linguagens e novos signos, e demanda conhecimentos, habilidades e competências que vão muito além do escopo da Física/Ciência a ser ensinada. Essa realidade, observada em uma perspectiva CTSA[1], nos permite estabelecer um enfoque crítico da introdução das TDIC no ensino de Física/Ciências. Sob o prisma de dois conceitos emergentes destas práticas sociais, mediação e letramento, o artigo aponta que o uso das tecnologias digitais, ao introduzir maior complexidade aos processos de ensino e de aprendizagem, pode contribuir para o agravamento das dificuldades do ensino e uma maior dispersão do interesse do aluno.



Biografía del autor/a

Flaminio de Oliveira Rangel, Universidade Federal de São Paulo Dep.de Ciências Exatas e da Terra Setor de Educação em Ciências

Doutor em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2009), Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Especialista em Filosofia Política Moderna pela Universidade Federal do Paraná (1994). Graduou-se como Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1980) e Licenciatura Plena em Física pela PUC-SP (1999). Atualmente é Professor Adjunto da UNIFESP no Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Professor Colaborador do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica (CEMIB) da UNICAMP; coordenador de EAD do Projeto Comunidade Saudável - Unicamp e consultor de EAD pelo site Letramentus (www.letramentus.com.br). Tem experiência na área de Ensino, Pesquisa e Extensão, com ênfase em Educação à Distância, formação de professores e ensino de ciências, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: ensino de ciências para uma comunidade saudável; letramento digital e educação à distância; formação de professores para as demandas do século XXI.

Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos, Universidade Federal de São Paulo Dep.de Ciências Exatas e da Terra Setor de Educação em Ciências

Professor de Física da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus de Diadema (desde 2010), Doutor em Física pela USP (2006), Mestre em Física pela USP (2001), Pós-Graduado em Matemática Pura pela USP (2003), Especializado em Divulgação Científica pela USP (2008) e Bacharel em Física com habilitação em pesquisa básica pela USP (1999). Área de pesquisa abrange os seguintes temas: Divulgação Científica, Ensino de Física e de Matemática, Física de Partículas e Campos, Matéria Condensada, Mecânica Quântica de muitos corpos, Mecânica Estatística e Condensação de Bose-Einstein.

Carlos Eduardo Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo Dep.de Ciências Exatas e da Terra Setor de Educação em Ciências

É Bacharel em Filosofia pela Faculdade de FFLCH-USP (2002) e Mestre, com dissertação sobre a filosofia de Nietzsche, pela mesma instituição (2004). Doutor em Filosofia com tese sobre o pensamento de Michel Foucault (2010). Atualmente participa do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise do departamento de filosofia da USP (Latesfip) coordenado pelos professores Vladimir Safalte, Christian Dunker e Nelson da Silva Júnior. É professor de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema com pesquisa sobre a filosofia foucaultiana (Foucault e a Política) e sobre Estética da Dança Contemporânea (Dança e Pensamento).

Publicado

2012-08-30

Cómo citar

Rangel, F. de O., Santos, L. S. F. dos, & Ribeiro, C. E. (2012). Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 651–677. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p651

Número

Sección

Bases Teóricas e Metodológicas do Ensino de Física mediadas por TICs