Aquecimento e resfriamento da água, aproximados à forma real

Autores/as

  • Reynaldo Lopes de Oliveira Jr. Escola SESC de Ensino Médio http://orcid.org/0000-0002-5177-2786
  • Milton Alves Jr. Escola SESC de Ensino Médio
  • Victhória Haira Barbosa Escola SESC de Ensino Médio

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p306

Resumen

O objetivo deste trabalho é mostrar que quando não fazemos muitas simplificações em uma demonstração experimental de calorimetria, podemos levantar em sala de aula questões interessantes. Se aquecermos, com um ebulidor de imersão, uma porção não muito grande de água, observaremos que a temperatura da água continuará aumentando mesmo depois do desligamento da fonte térmica. Se desligamos o ebulidor, que é a fonte de energia térmica deste sistema, como pode a temperatura da água continuar subindo? Esta foi a questão geradora deste trabalho. A partir desta questão e dos dados experimentais coletados no laboratório, elaboramos um modelo matemático que explicasse os dados obtidos. Esta investigação ocorreu em um grupo de seis alunos do ensino médio mediados por um professor de física.

Biografía del autor/a

Reynaldo Lopes de Oliveira Jr., Escola SESC de Ensino Médio

Milton Alves Jr., Escola SESC de Ensino Médio

Victhória Haira Barbosa, Escola SESC de Ensino Médio

Publicado

2016-04-25

Cómo citar

Oliveira Jr., R. L. de, Jr., M. A., & Barbosa, V. H. (2016). Aquecimento e resfriamento da água, aproximados à forma real. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(1), 306–319. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p306

Número

Sección

Atividades experimentais no ensino de Física