Aquecimento e resfriamento da água, aproximados à forma real
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p306Resumen
O objetivo deste trabalho é mostrar que quando não fazemos muitas simplificações em uma demonstração experimental de calorimetria, podemos levantar em sala de aula questões interessantes. Se aquecermos, com um ebulidor de imersão, uma porção não muito grande de água, observaremos que a temperatura da água continuará aumentando mesmo depois do desligamento da fonte térmica. Se desligamos o ebulidor, que é a fonte de energia térmica deste sistema, como pode a temperatura da água continuar subindo? Esta foi a questão geradora deste trabalho. A partir desta questão e dos dados experimentais coletados no laboratório, elaboramos um modelo matemático que explicasse os dados obtidos. Esta investigação ocorreu em um grupo de seis alunos do ensino médio mediados por um professor de física.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >