Um laboratório portátil de baixo custo: medição de g utilizando um pêndulo e a placa Raspberry Pi

Autores

  • Thiago Corrêa Almeida Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, RJ
  • Eugênio de Carvalho Dias Bolsista de Iniciação Científica, FAPERJ
  • Amanda da Silva Julião Bolsista de Iniciação Científica, FAPERJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p590

Resumo

Neste artigo apresentaremos a placa Raspberry Pi como solução de baixo custo para um laboratório portátil com múltiplas aplicações, podendo ser utilizado tanto no ensino básico quanto no ensino superior. Utilizaremos a placa com um LDR (Light Dependent Resistor) para medir o período de um pêndulo e obter a aceleração da gravidade. Apesar de simples, o experimento possui excelente acordo com valor encontrado na literatura, diferindo em apenas 0,07%.

Biografia do Autor

Thiago Corrêa Almeida, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, RJ

Bacharel e Licenciado em Física (2008) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorado Direto em Física com ênfase em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense (2013). Pós-Doutorado (PDJ-CNPq) pela USP (2015). Atualmente é Professor Adjunto de Física no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde realiza pesquisa em Ensino de Física, História da Ciência e Tecnologias Educacionais, com ênfase na utilização de Raspberry Pi e Arduino no ensino de Física. Coordena os projetos: “Arduino & Pi Lab”, voltado para o desenvolvimento de experimentos de física utilizando o Raspberry Pi e o Arduino; “RoboCAp UERJ”, voltado para o ensino de Robótica a alunos do CAp-UERJ; “π-EF: Produções Inteligentes para o Ensino de Física”, voltado à produção de material didático para ensino de Física. É membro do grupo de pesquisa “Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química e Biologia na Escola Básica”.

Eugênio de Carvalho Dias, Bolsista de Iniciação Científica, FAPERJ

Graduando em Física (licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Iniciação Científica (FAPERJ) no Projeto “Arduino & Pi Lab”, voltado para o desenvolvimento de experimentos de Física utilizando o Raspberry Pi e o Arduino. É membro do grupo de pesquisa “Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química e Biologia na Escola Básica”.

Amanda da Silva Julião, Bolsista de Iniciação Científica, FAPERJ

Graduanda em Física (licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Extensão UERJ pelo Projeto π-EF: Produções Inteligentes para o Ensino de Física. Iniciação Científica no Projeto “Arduino & Pi Lab”, voltado para o desenvolvimento de experimentos de Física utilizando o Raspberry Pi e o Arduino. É membro do grupo de pesquisa “Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química e Biologia na Escola Básica”.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Almeida, T. C., Dias, E. de C., & Julião, A. da S. (2017). Um laboratório portátil de baixo custo: medição de g utilizando um pêndulo e a placa Raspberry Pi. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(2), 590–602. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p590

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física