Corpos no interior de um recipiente fechado e transparente em queda livre

Autores

  • Jose Joaquín Lunazzi UNICAMP - São Paulo
  • Leandro Aparecido Nogueira de Paula UNICAMP - São Paulo

Resumo

Neste artigo discutimos uma nova demonstração experimental da independência das propriedades dos corpos (massa, composição química, forma, etc.) na queda livre. É uma das experiências mais simples, porém uma das mais importantes da Mecânica, tendo sido realizada e repensada repetidamente por diversos cientistas tais como Galileu e Newton. Nossa versão é introduzir dentro de uma garrafa fechada e transparente uma pena e uma pedra observando a queda simultânea destes corpos. Por não haver a necessidade de produzir vácuo, esta versão pode ser repetida por qualquer aluno e professor de ensino médio e universitário em qualquer ambiente, evidenciando sua viabilidade e aplicabilidade na sala de aula.

Biografia do Autor

Jose Joaquín Lunazzi, UNICAMP - São Paulo

Mestrado em fisica pela Universidad Nacional de La Plata (1970), doutorado em Física - Universidad Nacional de La Plata (1975) e Pós-doutorado na Université Pierre et M. Curie, Paris VI, França.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Leandro Aparecido Nogueira de Paula, UNICAMP - São Paulo

Graduação em bacharelado em Física pela UNICAMP e mestrando em Física na UNIFEI.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-09-08

Como Citar

Lunazzi, J. J., & Paula, L. A. N. de. (2007). Corpos no interior de um recipiente fechado e transparente em queda livre. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(3), 319–325. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6237

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)