Inserção de física moderna no ensino médio: difração de um feixe laser

Autores/as

  • Vladimir Jardim PUC - São Paulo
  • José Antônio de Almeida Barros PUC - São Paulo

Resumen

A questão da introdução de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio tem sido abordada por muitos pesquisadores na área de ensino, visto que o seu entendimento aparece como uma necessidade para compreender os fenômenos ligados a situações vividas pelos estudantes, sejam de origem natural ou de origem tecnológica. Dentre os diferentes tópicos que podem ser abordados, o estudo do comportamento dual permite contextualizar as principais características da física moderna e fornecer um amplo panorama da física deste século. Para entendimento adequado do princípio da dualidade devemos entender com clareza fenômenos de interferência e difração. Este trabalho permite compreender estes fenômenos realizando uma experiência extremamente simples, que pode ser facilmente reproduzida em sala de aula, uma vez que todo o equipamento é construído a partir de material caseiro de fácil acesso.

Publicado

1999-01-01

Cómo citar

Jardim, V., & Barros, J. A. de A. (1999). Inserção de física moderna no ensino médio: difração de um feixe laser. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(2), 154–169. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6805

Número

Sección

Artigos