Uso de Tecnologias Móveis sob uma perspectiva investigativa em aulas de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e76703Resumo
Apoiados na ideia de que o processo de construção de conhecimento decorre da configuração e resolução de problemas, seja no cenário científico ou escolar, buscamos apoio no Ensino por Investigação para estruturar atividades didáticas, pois é uma perspectiva de ensino-aprendizagem em que o uso de situações-problemas é central. Nesse contexto, visa-se que o estudante, ao deparar-se com e apropriar-se de determinada situação-problema, emita hipóteses, elabore e implemente estratégias de resolução e comunique os resultados obtidos. Em outra frente, voltada ao uso de distintos recursos didático-pedagógicos, as Tecnologias Móveis, especificamente os smartphones e os tablets, encontram-se cada vez mais inseridos no cotidiano dos estudantes embora estejam distantes do uso didático nas escolas. Diante deste cenário, conduzimos uma pesquisa que procurou analisar as possibilidades da utilização das Tecnologias Móveis em aulas de Física sob uma perspectiva do Ensino por Investigação. Neste artigo, objetivamos apresentar um conjunto de resultados decorrentes desta pesquisa. Ao longo da pesquisa foram implementadas cinco Ações de Ensino Investigativas – AEI, abordando a temática das ondas sonoras. Os resultados apontam para a viabilidade do uso das Tecnologias Móveis na investigação de fenômenos físicos, considerando uma perspectiva educacional do Ensino por Investigação. Além disso, no decorrer das AEI, com a Escala de Medida de Interesse e Suportes a Autonomia (EMISA) e instrumentos complementares de coleta e análise de dados, constatou-se a permanência do interesse dos estudantes no decorrer das atividades, bem como o desenvolvimento de suportes para a promoção da autonomia.
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