Física para o Ensino Médio usando simulações e experimentos de baixo custo: um exemplo abordando dinâmica da rotação

Autores

  • Sergio Eduardo Duarte CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p525

Resumo

Os experimentos de baixo custo representam uma alternativa à ausência de laboratórios equipados nas escolas, além de serem uma forma de aproximar o aluno da ciência através de materiais de fácil obtenção e disponíveis no seu cotidiano. A utilização de vídeos e simulações, no auxílio do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas do Ensino Médio, também constitui uma ferramenta útil para que os alunos percebam a ciência como uma forma de representação dos fenômenos naturais. É comum a esses estudantes a ideia de que a ciência é puramente abstrata e desvinculada da realidade, pois se baseiam nas situações, quase sempre ideais, que surgem nos problemas de Física. O processo de passagem do concreto para o abstrato é, muitas vezes, esquecido, já que somente é apresentada ao aluno a parte abstrata. Este trabalho tem por finalidade propor a utilização daqueles recursos, experimentos de baixo custo e simulações, de forma conjugada, abordando um tema frequentemente omitido dos livros didáticos de Ensino Médio: a dinâmica da rotação. Nele, apresentamos um kit experimental idealizado e produzido por nós, assim como um software, também de nossa autoria1, e fazemos diversas sugestões para a aplicação conjunta desses dois elementos.1 Disponível em: <http//dinamicadarotacao.110mb.com/>.

Biografia do Autor

Sergio Eduardo Duarte, CEFET-RJ

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

Duarte, S. E. (2012). Física para o Ensino Médio usando simulações e experimentos de baixo custo: um exemplo abordando dinâmica da rotação. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 525–542. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p525

Edição

Seção

Objetos de Aprendizagem, Recursos Digitais e Virtuais sobre o Ensino de Física