Uma sequência didática utilizando a literatura de cordel e a arte das histórias em quadrinhos para inserção de tópicos de Física Quântica no Ensino Médio

Autores

  • Samuel dos Santos Feitosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano https://orcid.org/0000-0002-1540-6797
  • Khennya Maria Araujo Universidade Regional do Cariri
  • Marcelo Souza da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano https://orcid.org/0000-0002-8118-0052
  • Francisco Augusto Silva Nobre Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p662

Resumo

A inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio é um desafio no atual panorama do ensino de Física. Na perspectiva de colaborar com esse debate, apresenta-se, neste artigo, uma sequência didática utilizando material com elementos de expressão artística com o objetivo de auxiliar os professores do Ensino Médio na abordagem de tópicos de Mecânica Quântica voltados aos estudantes. A história em quadrinhos (HQs), Os moídos e pelejas desde o átomo clássico inté o átomo quântico, aborda interpretações básicas das teorias de Planck, Bohr, de Broglie e Schrödinger sobre a estrutura dos átomos. A experiência de aplicação aconteceu em uma turma do terceiro ano mediante uma sequência didática inspirada na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), levando em consideração princípios da teoria cognitiva da aprendizagem significativa. Os resultados da experiência foram analisados em uma abordagem quali-quantitativa e indicaram um satisfatório avanço na desenvoltura dos estudantes, com isso, colaborando para o desenvolvimento de uma postura investigativa e demonstrando envolvimento com o material didático, comprometimento com o trabalho em equipe e, principalmente, compreensão inicial dos conceitos e fenômenos estudados. A contextualização do conteúdo em versos de cordel e ilustrações da HQs, mediante a aproximação entre Arte e Ciências, propiciou aos estudantes um pensar e estudar Física sob o viés da criatividade, bem como mais liberdade para o estímulo do desenvolvimento da capacidade imaginativa.

Biografia do Autor

Samuel dos Santos Feitosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Licenciado em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e mestre em Ensino de Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência em Ensino de Física, com ênfase em divulgação científica. Trabalha com elaboração de cordéis científicos desde 2007, em parceria com os poetas e professores Jean Moisés de Sousa e Josenildo Maria de Lima, através do projeto “A Física em Cordel”. Tem experiência com educação básica no ensino fundamental, médio, técnico e educação de jovens e adultos. Atualmente, ocupa o cargo de Técnico de Laboratório de Física no IF Sertão – PE, campus Salgueiro, auxiliando na dinâmica de formação de professores em espaços como Laboratórios Didáticos de Física e Museu de Ciências, além de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão junto a programas como PIBID e Residência Pedagógica.

Khennya Maria Araujo, Universidade Regional do Cariri

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Regional do Cariri – URCA. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, folhetos de cordel e termodinâmica. Também trabalha com produção e utilização de Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Física.

Marcelo Souza da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestre e doutor em Física da Matéria condensada pela Universidade Federal de Sergipe, tem experiência com educação básica, ensino tecnológico, educação de jovens e adultos e educação no campo. Desde 2010 é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Sertão Pernambucano. Tem interesse em particular sobre os temas: semicondutores, nanoestruturas, efeitos elétricos não lineares, divulgação científica, instrumentação para o Ensino de Física.

Francisco Augusto Silva Nobre, Universidade Regional do Cariri

Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, com Pós-Doutoramento no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fez também Pós-Doutoramento na Université de Poitiers na temática do Ensino de Ciências e Literatura, e atualmente é Professor Associado da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Teoria Quântica de Campos e Ensino de Física, área que vem se dedicando integralmente nos últimos dez anos. É membro da Comissão de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Física (Coordenação Geral do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – PROFISICA) e Bolsista de Produtividade BPI-FUNCAP. Tem artigos e livros publicados na área de ensino com a temática dos folhetos de cordel para o ensino de ciências e matemática.

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

Feitosa, S. dos S., Araujo, K. M., Silva, M. S. da, & Nobre, F. A. S. (2020). Uma sequência didática utilizando a literatura de cordel e a arte das histórias em quadrinhos para inserção de tópicos de Física Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(2), 662–694. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p662

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas