Uma análise das práticas e movimentos epistêmicos desenvolvidos em torno de um experimento físico sobre dilatação térmica em ambiente virtual

un análisis de las prácticas y movimientos epistémicos desarrollados en una clase virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e94256

Palavras-chave:

Movimentos Epistêmicos, Práticas Epistêmicas, Sequência de Ensino Investigativa, Dilatação Térmica, Sala de Aula Virtual

Resumo

Tendo em vista a mudança de sujeito epistêmico que se associa a uma percepção sociocultural de ensino e aprendizagem, este trabalho apresenta a análise de uma aula, correspondente a um dos encontros, de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre dilatação térmica, buscando caracterizar as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos alunos, bem como os movimentos epistêmicos desenvolvidos pelo professor, em uma sala de aula virtual de Física do 2º ano do Ensino Médio. Os dados foram obtidos por meio de gravações em vídeo e analisados por meio de categorias dispostas na literatura e de outras elaboradas a posteriori, contando ainda com um software para a obtenção dos percentuais de tempo referentes ao emprego de cada categoria. Os resultados mostram o investimento do professor nos movimentos de elaboração-aprofundamento e reelaboração, a fim de convergir as ideias dos alunos àquelas cientificamente aceitas, ao longo das interações. As práticas epistêmicas predominantes situaram-se na instância social de comunicação do conhecimento, o que, dentre outros aspectos, associa-se à configuração das atividades no formato virtual.

Biografia do Autor

Felipe Aragão Freire, Secretaria de Educação do Estado de Sergipe

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2015), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2021). Atua como professor de Física na rede pública estadual de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de ciências, tendo atuado em temas como interações discursivas, práticas epistêmicas e argumentação em salas de aula de ciências.

Adjane da Costa Tourinho e Silva, Universidade Federal de Sergipe

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Ensino de Ciências (2008), com período sanduiche na Pennsylvania State University (2007) e pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista (2016-2017). É professora titular aposentada da Universidade Federal de Sergipe, atuando como voluntária no Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: interações discursivas e argumentação, aspectos epistêmicos das salas de aula de ciências, ensino e aprendizagem de ciências e formação de professores de ciências da natureza.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Freire, F. A., & Silva, A. da C. T. e. (2024). Uma análise das práticas e movimentos epistêmicos desenvolvidos em torno de um experimento físico sobre dilatação térmica em ambiente virtual: un análisis de las prácticas y movimientos epistémicos desarrollados en una clase virtual. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 36–65. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e94256

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física