Habilidades de análise linguística no componente de língua portuguesa da BNCC do Ensino Médio: uma análise sob o viés da Linguística sistêmico-funcional
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e100351Palavras-chave:
Base Nacional Comum, Língua Portuguesa, Prática de Análise LinguísticaResumo
Esta pesquisa busca analisar as habilidades do componente curricular Língua Portuguesa, considerando a natureza dos processos (processos cognitivos), dos participantes (objetos de conhecimento) e as circunstâncias (contexto de aprendizagem) à luz do sistema de transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional. Para isso, revisamos os conceitos e princípios da prática de linguagem denominada Prática de Análise Linguística (Geraldi, 1997; 1984/2011; Franchi, 1987/1992) e os fundamentos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday & Matthiessen, 2014) orientadores da análise. O universo é constituído pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, especificamente pelas seções dedicadas ao componente curricular Língua Portuguesa, e o corpus compreende 11 habilidades que contemplam a prática de análise linguística. Os resultados evidenciam que a maioria das habilidades é formada por processos mentais cognitivos, o que pode levar a processos de ensino e aprendizagem pouco centrados na ação social; por objetos de conhecimento pouco variados, o que fragiliza a proposta de complexificação e flexibilização curricular; por modificadores que priorizam prioritariamente circunstâncias de meio e de finalidade, implicando uma estrutura que, em grande medida, apaga os contextos de aprendizagem focados em textos e gêneros discursivos.
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