O gênero sinopse de documentário na olimpíada de língua portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF): uma proposta didático-pedagógica com foco na prática de análise linguística de base crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e104233

Palavras-chave:

Olimpíada de Língua Portuguesa, Sinopse, Prática de Análise Linguística de Base Crítica, Análise Crítica de Gênero

Resumo

A partir do olhar da Análise Crítica de Gênero (ACG) e das propostas de articulação teórica-metodológica que conformam a Prática de Análise Linguística de Base Crítica (PALC), este artigo realiza a análise do gênero sinopse de Documentário e apresenta uma proposta didático-pedagógica para primeiro e segundo ano do ensino médio, no contexto da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF). A pesquisa iniciou-se com a Análise Crítica de Gênero de uma sinopse finalista da competição no ano de 2019. Nesta etapa, foi explorada a adequação do texto produzido por estudantes do ensino médio aos propósitos sociocomunicativos, à organização retórica e à realização léxico-gramatical. Os resultados desse estudo orientaram a elaboração de uma proposta pedagógica, cujo objetivo é integrar enunciados que discutam o gênero de texto por meio de atividades metalinguísticas, epilinguísticas e sociodiscursivas e, por fim, encaminhar o trabalho com a integração das práticas de linguagem.

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2025-06-27

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Artigo