Por uma perspectiva situada da desaprendizagem: Notas da periferia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e105988

Palavras-chave:

Desaprendizagem, Faveladoc, conhecimento emergente, educação ativista

Resumo

Este artigo teoriza a desaprendizagem como um modo pelo qual o sujeito busca se desvencilhar de formações de saber coloniais e patriarcais, destacando o trabalho político e afetivo envolvido no processo de se afastar de ideologias dominantes. A base empírica para essa formulação é uma prática educativa e política que acompanhei, como etnógrafo e linguista aliado, no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. Trata-se da terceira edição Faveladoc, um curso de produção de documentário, oferecido pela ONG local Raízes em Movimento a jovens moradores do bairro, em 2021. O artigo analisa uma aula dedicada ao debate sobre gênero, raça e sexualidade em um contexto militarizado. Em termos teóricos, o artigo se engaja com perspectivas sobre desaprendizagem formulados por autoras/es do chamado sul global, que enfatizam o caráter situado e, por vezes, ambivalente de se distanciar de ideologias hegemônicas. A análise enfatiza como estudantes responderam à perspectiva trazida pela professora. Em interação, estudantes e professora problematizaram suas vivências, reconheceram formas internalizadas de violência e questionaram a associação recorrente entre negritude e sofrimento. Atento às dinâmicas de (in)segurança e mediação digital, o artigo finalmente sugere que a sala de aula pode ser repensada como local de ativismo, crítica coletiva e experimentação epistêmica — um espaço que desestabiliza narrativas dominantes e ensaia futuros alternativos a partir da periferia.

Biografia do Autor

Daniel do Nascimento e Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Linguística. Docente da UFSC.

Referências

AGHA, A. Language and social relations. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

AUSTIN, J. L. How to do things with words. Cambridge: Harvard University Press, 1962.

AWAYED-BISHARA, M.; NETZ, H.; MILANI, T. Translanguaging in a context of colonized education: The case of EFL classrooms for Arabic speakers in Israel. Applied Linguistics, v. 43, n. 6, p. 1051-1072, 2022.

AWAYED-BISHARA, M. Sumud pedagogy as linguistic citizenship: Palestinian youth in Israel against imposed subjectivities. Language in Society, [S. l.], p. 1-23, 2023.

BAUMAN, R.; BRIGGS, C. Voices of modernity: Language ideologies and the politics of inequality. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

BIGO, D.; MC CLUSKEY, E. What is a PARIS Approach to (In)securitization? Political Anthropological Research for International Sociology. In: GHECIU, A.; WOHLFORTH, C. W. (ed). The Oxford Handbook Of International Security. [S. l.]: Oxford University Press, 2017.

BIGO, D. The Moebius strip of national and world security. 2016. Disponível em: http://explosivepolitics.com/blog/the-mobius-strip-of-national-and-world-security. Acesso em: 31 mar. 2025.

BORBA, R. O (des)aprendizado de si: transexualidades, interação e cuidado em saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2016.

BORBA, R. The interactional making of a “true transsexual”: Language and (dis)identification in trans-specific healthcare. International Journal of the Sociology of Language, n. 256, p. 21-55, 2019.

BRIGGS, C. L. Dear Dr. Freud. Cultural Anthropology, v. 29, n. 2, p. 312-343, 2014.

BRIGGS, C. L. Unlearning: Rethinking poetics, pandemics, and the politics of knowledge. Boulder: University Press of Colorado, 2021.

CAMBRIDGE. Cambridge Dictionary. 2024. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/us/dictionary/english-portuguese/unlearn?q=unlearning. Acesso em: 31 mar. 2025.

CARVALHO, A. Trajetórias textuais do assassinato de Cláudia Silva Ferreira: entre necrótopos e cartografias de resistência. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

CHARALAMBOUS, C. The ‘burden’ of emotions in language teaching: Negotiating a troubled past in ‘other’-language learning classrooms. Language and Intercultural Communication, v. 13, p. 310-329, 2013.

CHARALAMBOUS, C.; CHARALAMBOUS, P.; RAMPTON, B. A linguistic ethnography of peace-building through language education in Cyprus. In: MC CLUSKEY, E.; CHARALAMBOUS, C. (ed.). Security, Ethnography and Discourse: Transdisciplinary Encounters. London: Routledge, 2022. p. xx-xx.

CHARALAMBOUS, P.; CHARALAMBOUS, C.; RAMPTON, B. De-securitizing Turkish: Teaching the language of a former enemy, and intercultural language education. Applied Linguistics, v. 38, p. 800-823, 2017.

DURANTI, A. The anthropology of intentions. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 45-65.

FABRÍCIO, B. F.; BORBA, R. Plotting hope: Inverse stories and scalar reversals of a health crisis. Language in Society, v. 53, n. 5, p. 835-856, 2024.

FANON, F. Black skin, white masks. London: Pluto Press, 1986.

FANON, F. Racism and culture. In: FANON, F. Toward the African revolution. New York: Grove Press, 1964. p. 29-44.

FELTRAN, G. The entangled city: Crime as urban fabric in São Paulo. Manchester: Manchester University Press, 2020.

FRANCO, M. UPP – A redução da favela a três letras: Uma análise da política de segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. 2014. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2014.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. Tradução de Myra Bergman Ramos. New York: Continuum, 1970.

GOODWIN, C. Co-operative action. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

HUYSMANS, J. Security unbound: Enacting democratic limits. New York: Routledge, 2014.

INGOLD, T. Being alive: Essays on movement, knowledge and description. London: Routledge, 2011.

DONA JOSEFA. Mostra Memórias Faveladas. YouTube, 22 ago. 2021. Duração: 12min35seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B0dAYXWa-Q4. Acesso em: 8 nov. 2025.

LOPES, A.; FACINA, A.; SILVA, D. (org.). Nó em pingo d’água: Sobrevivência, cultura e linguagem. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

MACHADO DA SILVA, L. A.; MENEZES, P. (Des)continuidades na experiência de ‘vida sob cerco’ e na ‘sociabilidade violenta’. Novos Estudos, v. 38, n. 3, p. 529-551, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/drpnMqtGffQ9wgpjKGRKgJM/?lang=pt. Acesso em: 08 nov. 2025.

MACHADO DA SILVA, L. A. Criminalidade violenta: por uma nova perspectiva de análise. Revista de Sociologia e Política, n. 13, p. 115-124, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/6W7KgY6yLBSJxtrrV7BycCs/?lang=pt. Acesso em: 08 nov. 2025.

MC CLUSKEY, E.; RAMPTON, B.; CHARALAMBOUS, C. Researching (in)security as a lived experience: Setting the foundations for transdisciplinary dialogue. In: MC CLUSKEY, E.; CHARALAMBOUS, C. (ed.). Security, ethnography and discourse: Transdisciplinary encounters. London: Routledge, 2022. p. xx-xx.

MELLO, I.; BERTA, R. Juíza aceita denúncia e afasta policiais envolvidos em morte no Jacarezinho. UOL, Rio de Janeiro, 18 out. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/10/18/juiza-aceita-denuncia-e-afasta-policiais-envolvidos-em-morte-no-jacarezinho.htm. Acesso em: 31 mar. 2025.

MENEZES, P. V. Entre o “fogo cruzado” e o “campo minado”: a “pacificação” das favelas cariocas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2024.

MENEZES, P.; CAVALCANTI, M.; MONTEIRO-MACEDO, G. Habitando a “guerra”: tiroteios e leitura do “clima” das favelas cariocas. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia, v. 56, n. 2, p. 1-25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/59824. Acesso em: 08 nov. 2025.

MEZIROW, J. Transformative learning theory. In: ILLERIS, K. (ed.). Contemporary theories of learning. London: Routledge, 2018. p. 114-128.

OTTONI, P. John Langshaw Austin e a visão performativa da linguagem. DELTA, v. 18, n. 1, p. 117-143, 2002. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38636. Acesso em: 08 nov. 2025.

PANDOLFO, S. Clad in mourning: Violence, subjugation, and the struggle of the soul. An Annual Review of Women’s and Gender Studies, v. 25, 2010.

PANDOLFO, S. Knot of the soul: Madness, psychoanalysis, Islam. Chicago: University of Chicago Press, 2018.

PINTO, J. P. Prefigurações identitárias e hierarquias linguísticas na invenção do português. In: MOITA LOPES, L. P. da (org.). Português no século XXI: ideologias linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 120-143.

RAMPTON, B.; CHARALAMBOUS, C. Sociolinguistics and everyday (in)securitization. Journal of Sociolinguistics, v. 24, n. 1, p. 75-88, 2019.

RAMPTON, B.; SILVA, D.; CHARALAMBOUS, C. Sociolinguistics and (in)securitization as another mode of governance. In: MCKINNEY, C.; MAKOE, P.; ZAVALA, V. (org.). The Routledge handbook of multilingualism. 2. ed., v. 1. Londres: Routledge, 2024. p. 300-317.

ROSA, J. Looking like a language, sounding like a race: Raciolinguistic ideologies and the learning of Latinidad. New York: Oxford University Press, 2019.

ROSALDO, M. Z. The use and abuse of anthropology: Reflections on feminism and cross-cultural understanding. Signs: Journal of Women in Culture and Society, v. 5, n. 3, p. 389-417, 1980.

SILVERSTEIN, M. Language and the culture of gender. In: MERTZ, E.; PARMENTIER, R. (ed.). Semiotic mediation. New York: Academic Press, 1985. p. 219-259.

SILVA, D. N.; BORBA, R. Sociolinguistics of hope: Language between the no-more and the not-yet. Language in Society, v. 53, n. 5, p. 775-790, 2024. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/language-in-society/article/sociolinguistics-of-hope-language-between-the-nomore-and-the-notyet/3F627959763610611F18DF3A564A6CF4. Acesso em: 08 nov. 2025.

SILVA, D.; FACINA, A.; LOPES, A. Complex territories, complex circulations: The “pacification” of the Complexo do Alemão in Rio de Janeiro. Pragmatics and Society, v. 6, n. 2, p. 175-196, 2015.

SILVA, D.; LEE, J. W. Language as hope. Cambridge: Cambridge University Press, 2024.

SOUZA, R. Cria da favela: resistência à militarização da vida. São Paulo: Boitempo, 2020.

UNIVERSITY TRANSCRIPTIONS. Jefferson Transcription System – A guide to the symbols. University Transcriptions, c2022. Disponível em: https://universitytranscriptions.co.uk/jefferson-transcription-system-a-guide-to-the-symbols/. Acesso em: 08 nov. 2025.

VALLADARES, L. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: FGV, 2015.

WINDLE, J. A.; DE ARAUJO ROSA, J. Navigating critical language education at the crossroads of neonationalism and neoliberalism: The role of border talk. TESOL Quarterly, v. 57, n. 3, p. 752-774, 2023.

WINDLE, J. A.; FONSECA AFONSO, É. Building anti-racist education through spaces of border thinking. Critical Studies in Education, v. 63, n. 5, p. 606-621, 2021.

Downloads

Publicado

2025-12-04

Edição

Seção

Artigo