Dados de escolarização dos estudantes de Letras e de Pedagogia: em busca dos saberes de formação básica dos futuros professores

Autores

  • Marcelo Macedo Corrêa e Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2011v8n1p41

Palavras-chave:

ensino da escrita, saberes docentes, formação de professores.

Resumo

O presente artigo apresenta e discute dados de escolarização básica dos estudantes matriculados nos cursos de Letras, Português-Literaturas, e Pedagogia na UFRJ no ano de 2010. Os dados, a serem futuramente relacionados a outros grupos de informação, apontam para um primeiro perfil dos referidos estudantes, situando-os, em sua maioria, como oriundos de processos de escolarização básica de qualidade aquém da desejável para o início de sua graduação, traço que se confirma parcialmente pelos resultados que obtêm nos exames de ingresso na Universidade.

Biografia do Autor

Marcelo Macedo Corrêa e Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação. Professor Associado 3 do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ.

Downloads

Publicado

2011-04-18