Dados de escolarização dos estudantes de Letras e de Pedagogia: em busca dos saberes de formação básica dos futuros professores

Marcelo Macedo Corrêa e Castro

Resumo


O presente artigo apresenta e discute dados de escolarização básica dos estudantes matriculados nos cursos de Letras, Português-Literaturas, e Pedagogia na UFRJ no ano de 2010. Os dados, a serem futuramente relacionados a outros grupos de informação, apontam para um primeiro perfil dos referidos estudantes, situando-os, em sua maioria, como oriundos de processos de escolarização básica de qualidade aquém da desejável para o início de sua graduação, traço que se confirma parcialmente pelos resultados que obtêm nos exames de ingresso na Universidade.


Palavras-chave


ensino da escrita; saberes docentes; formação de professores.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2011v8n1p41

Direitos autorais

Creative Commons License

Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Fórum Linguístico, ISSNe 1984-8412, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil