A formação inicial do professor de língua portuguesa e a elaboração didática dos conteúdos de ensino: o caso de uma universidade no Vale do Itajaí
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2011v8n1p75Resumo
Este artigo tem escopo sobre a elaboração didática da noção de gênero do discurso para as práticas de ensino e aprendizagem de leitura/escuta, produção textual e análise linguística que se depreende dos relatórios e projetos de estágio supervisionado produzidos por acadêmicos em fase final da formação inicial no contexto do Curso de Graduação em Letras Inglês/Português de uma universidade situada na região do Vale do Itajaí (SC). A pesquisa envolveu a análise de 40 documentos de estágio elaborados entre o primeiro semestre de 2002 e o segundo semestre de 2008, período este que envolve a transição entre duas grades curriculares do referido curso. Na vigência da primeira grade estudada, prepondera uma preocupação classificatória (classificação de textos quanto ao gênero) e o trabalho norteado pela tipologia escolar clássica. Na vigência da segunda grade, ainda que muitas vezes os gêneros não sejam efetivamente alvo de elaboração didática, depreendemos uma perspectiva de mudança, verificada na preocupação em se pesquisar sobre o gênero a ser trabalhado; na busca por oportunizar ao aluno desenvolver um conhecimento procedimental do gênero e na articulação entre práticas de leitura e produção textual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.